Amazonas sediará o 2º Encontro das Ouvidorias-Gerais da Região Norte do País

Amazonas sediará o 2º Encontro das Ouvidorias-Gerais da Região Norte do País

Com o objetivo principal de debater o importante papel das Ouvidorias de Justiça na defesa da cidadania e como órgãos facilitadores da interlocução do Poder Judiciário com a sociedade, a capital amazonense sediará nesta semana, nos dias 13 e 14 de junho, o “2º Encontro das Ouvidorias-Gerais de Justiça da Região Norte”.

O evento é organizado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio de sua Ouvidoria-Geral de Justiça e contará com a presença de desembargadores, juízes e demais representantes do segmento dos estados do Norte do País.

Conforme a organização do evento, a expectativa é a de que, por meio do compartilhamento de conhecimento e das discussões realizadas durante o Encontro, seja possível aprimorar a atuação das Ouvidorias, aumentando a transparência, a efetividade e a responsabilidade no atendimento aos cidadãos e cidadãs.

De acordo com o ouvidor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Abraham Peixoto Campos Filho, o papel das ouvidorias é imprescindível sendo estes, órgãos que atuam como um importante elo entre o Poder Judiciário e a sociedade. “Neste sentido, acreditamos que o Encontro será profícuo, pelos debates propostos, pelo compartilhamento de boas práticas e pela discussão de projetos que virão para aprimorar o trabalho que é desenvolvido pelos Tribunais da região Norte do País”, afirmou o magistrado.

Programação

No primeiro dia, pela programação oficial, o 2º Encontro das Ouvidorias-Gerais da Região será iniciado com o pronunciamento do Ouvidor-Geral do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Abraham Peixoto Campos Filho e do presidente do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (Cojud) e desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Altair de Lemos Júnior.

Após a abertura solene, a programação, neste primeiro dia, contará com a palestra “O Impacto da Desinformação em Relação às Comunidades do Interior do Amazonas e o Papel da Ouvidoria do Tribunal de Justiça”, ministrada pelo juiz auxiliar da Ouvidoria do TJAM, magistrado Túlio Oliveira Dorinho e pela palestra “Ouvidoria e CNJ”, ministrada pelo ouvidor-geral do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Erick Linhares.

Na sexta-feira (14/06) – segundo dia do evento – a programação contará com a apresentação de “Boas Práticas da Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça de Tocantins”, pelo Ouvidor Substituto (do TJ Tocantins), desembargador Adolfo Amaro Mendes e pela Coordenadora Ouvidoria Judiciária e Ouvidoria da Mulher do TJ Tocantins, Alessandra Martins Polonial Adorno.

Ainda no segundo do dia, conforme programação, haverá a apresentação, pelo Ouvidor-Geral do Tribunal de Justiça do Amapá, com o tema: “Integração entre as Ouvidorias – Integrar e uniformizar procedimentos entre as ouvidorias, a fim de melhorar o fluxo das demandas, além de facilitar o acesso ao cidadão que precisa do atendimento” e a apresentação do “Power Business Intelligence”, pela secretária de Planejamento do Tribunal de Justiça do Amazonas, servidora Márcia Rizzato.

Neste dia também consta na programação a apresentação de Boas Práticas e Manifestação dos Ouvidores; com o Encontro sendo concluído com a assinatura da “Carta de Manaus”.

Fonte: TJAM

Leia mais

Águas de Manaus, em obras, avança rua, quebra calçada de consumidor e deve indenizar, fixa Justiça

A concessionária de serviço público tem o dever de indenizar sempre que o consumidor sofre prejuízos causados por falhas em obras ou na prestação...

Cancelamento de passagem aérea garante reembolso integral, fixa Justiça do Amazonas

O direito de arrependimento previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor e no artigo 11 da Resolução n.º 400/2016 da Agência...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Justiça isenta empresa náutica de culpa por perda de embarcação

A 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve decisão da Comarca de Passos que...

STF equipara pena do estupro de vulnerável cometido por militares à prevista no Código Penal comum

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para reconhecer a inconstitucionalidade da redução de pena prevista no Código Penal...

STF reforça vigilância externa da casa de Bolsonaro e autoriza vistorias em veículos para evitar fuga

Por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Penal do Distrito Federal deverá realizar...

Investigação de prefeito dispensa autorização prévia do Judiciário, fixa STJ

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça reafirmou que a investigação criminal de autoridade com foro por prerrogativa...