Amazonas Energia recusa plano da ANEEL para transferência de controle e quer medidas interventivas

Amazonas Energia recusa plano da ANEEL para transferência de controle e quer medidas interventivas

A Amazonas Energia S/A apresentou manifestação no processo judicial que trata da transferência de seu controle acionário, contestando o plano proposto pela ANEEL  de menor impacto ao consumidor. 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou uma transferência com base na Nota Técnica nº 188/2024, que prevê um custo de R$ 8 bilhões para a CCC (Conta de Consumo de Combustíveis) em 15 anos.

No entanto, a concessionária questiona essa decisão, afirmando que o valor é insuficiente para garantir o equilíbrio financeiro da concessão, contrariando o plano apresentado pelos novos controladores, que prevê um custo de R$ 14 bilhões no mesmo período. 

A Amazonas Energia destaca que a deliberação da ANEEL, aprovada com três votos convergentes, desconsidera a decisão anterior do Juízo, que determinava que a aprovação deveria seguir os termos do plano proposto pela nova controladora, e não da Nota Técnica.

Além disso, a empresa refutou a exigência imposta pela ANEEL para a assinatura do Termo Aditivo, que condiciona a transferência de controle à renúncia de direitos relacionados ao processo.

A concessionária solicita ao Juízo Federal que intime a ANEEL para que cumpra a decisão judicial que previu a desobediência da medida jurídica imposta pela Juíza Jaiza Maria Pinto Fraxe.

A concesssonária requer que seja concedido o prazo de 24 horas, apenas, para que sejam assinados os instrumentos necessários à efetivação da transferência e da conversão dos contratos em CER (Contratos de Energia de Reserva), sob pena de medidas interventivas necessárias, como previsto na decisão da magistrada. 

Leia mais

2.ª Turma Recursal do Amazonas abre vaga de membro pelo critério de antiguidade

A Coordenadoria-Geral dos Juizados Especiais divulgou o Edital n.º 001/2026 – CGJECC, que trata do preenchimento de vaga de Membro da 2.ª Turma Recursal...

STJ mantém decisão que assegurou permanência de candidato em concurso para juiz substituto no AM

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, negou o pedido do Ministério Público do Amazonas (MPAM) para suspender a liminar...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Justiça condena os Correios a indenizar trabalhadora vítima de assalto em agência em GO

A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO) manteve a condenação da Empresa Brasileira de...

STF autoriza realização de depoimentos do caso BRB/Master na próxima semana

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a realização, nos dias 26 e 27 de janeiro,...

Clínica psiquiátrica indenizará vizinhos após fuga de paciente que invadiu residência

A 35ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo responsabilizou clínica psiquiátrica por fuga de paciente...

Condomínio é condenado a indenizar moradores por perturbação de sossego causada por academia

A 2ª Vara Cível de Samambaia condenou o Condomínio Residencial Viver Melhor a indenizar, por danos morais, dois moradores...