DPE-AM aplica 2ª fase do concurso; Rafael Barbosa destaca alto nível para atrair os melhores do Brasil

DPE-AM aplica 2ª fase do concurso; Rafael Barbosa destaca alto nível para atrair os melhores do Brasil

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou, no último fim de semana, em Manaus, a segunda fase do 5º concurso para membros da instituição. As Provas Escritas Dissertativas foram aplicadas no sábado (16) e no domingo (17), na Faculdade Estácio, localizada na avenida Constantino Nery.

No primeiro dia, os candidatos elaboraram uma peça processual penal e responderam a questões de direito penal, execução penal e criminologia. No segundo dia, produziram uma peça processual civil e responderam a perguntas sobre direito do consumidor, direito da criança e do adolescente, entre outras áreas.

A defensora pública Ellen Melo, integrante da Comissão do Concurso, destacou que a aplicação ocorreu com tranquilidade. “Ocorreu tudo dentro da lisura que se espera de um certame sério realizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Agora, estamos ansiosos esperando pelos novos colegas que serão aprovados”, afirmou.

Já o defensor público-geral, Rafael Barbosa, ressaltou a importância da seleção para reforçar o quadro de membros, sobretudo no interior do Estado.

“Precisamos de defensores, principalmente no interior do Estado, que ainda é muito carente. A chegada desses novos defensores vai ajudar muito a continuarmos esse processo de interiorização, levando mais dignidade para o interior”, disse.

Barbosa também frisou que a Defensoria busca atrair os melhores profissionais do país, razão pela qual as provas do concurso são elaboradas com alto nível de dificuldade.

“Queremos selecionar os melhores do Brasil para vir para o Amazonas. Essa renovação é essencial para oferecer à população o melhor serviço possível, para que ela tenha a garantia dos direitos e cidadania”, afirmou.

As próximas etapas incluem a Prova Oral, na qual serão avaliados o conhecimento do tema proposto, o poder de síntese, o emprego da linguagem técnico-jurídica e o uso adequado do vernáculo, além da Avaliação de Títulos.

As datas dessas fases serão publicadas no Diário Oficial Eletrônico da DPE-AM e divulgadas no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br).

O concurso oferece inicialmente 10 vagas para defensores públicos e tem validade de dois anos, prorrogável por igual período.

Leia mais

Exclusão na OAB/AM: candidato pede reexame por falhas de rito e quórum em decisão de inidoneidade

Após ter o pedido de inscrição negado por inidoneidade moral, um bacharel em Direito levou novamente o caso à Justiça Federal no Amazonas, desta...

Dever de indenizar do ente público inexiste quando dos danos alegados se extrai apenas presunção de culpa

Decisão nega pedido de indenização por erro em medicação e reafirma que a responsabilidade estatal exige prova efetiva do nexo causal. Sentença do Juiz Charles...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Veto anunciado: Lula barra projeto que reduziria penas do 8 de Janeiro e nega acordo com o Congresso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que vetará integralmente o projeto de lei que altera a dosimetria...

Posto de combustível deve indenizar filhos de gerente assassinada por funcionário

A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) determinou que uma rede de postos de...

Contrato intermitente não se compatibiliza com trabalho contínuo, decide TRT-15

A 8ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região manteve sentença da Vara do Trabalho de Santa...

Plano de saúde é condenado a indenizar paciente atingida por desabamento de teto enquanto aguardava consulta

Um plano de saúde foi condenado a realizar o pagamento de R$ 3 mil por danos morais a uma...