MPF firma acordo para garantir educação e saúde a povos indígenas e ribeirinhos de Apuí e região

MPF firma acordo para garantir educação e saúde a povos indígenas e ribeirinhos de Apuí e região

O Ministério Público Federal (MPF) coordenou a formalização de um Termo de Cooperação e Compromisso para responder às demandas de educação, saúde e o atendimento da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) no município de Apuí e região, no Amazonas. As propostas foram apresentadas por lideranças indígenas e comunidades tradicionais da região.

Além do MPF, assinaram o documento representantes da gestão pública e lideranças locais, incluindo a Secretaria de Educação, a Coordenação Geral Pedagógica, a Secretaria de Saúde, o Conselho municipal de Saúde, Funai, o Conselho Distrital de Saúde Indígena/Distrito Sanitário Especial Indígena, a Organização dos Povos Indígenas do Alto Madeira e a Organização Indígena Quatro Penas.

Educação – Durante a reunião que formalizou o acordo, realizada nos dias 16 e 17 de julho, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Apuí se comprometeu a iniciar a implementação da educação escolar indígena e ribeirinha nas comunidades e aldeias do Rio Aripuanã em 2026. A secretaria ainda se responsabilizou pela instalação de uma escola indígena na aldeia do Rio Sucunduri, após diálogo com Icmbio e Funai, com previsão para o início das aulas no próximo ano.

Além do compromisso com a parte de infraestrutura da escola, a Semed garantiu que realizará um processo seletivo simplificado para regularizar a contratação de professores indígenas e ribeirinhos da região, a fim de acabar com contratos temporários e precários.

Para as refeições escolares, a Secretaria vai disponibilizar uma chamada pública para compra de produtos tradicionais de ribeirinhos e indígenas até o final deste ano.

Saúde – Na área da saúde, as demandas sobre saúde indígena e ribeirinha levantadas durante a Assembleia serão encaminhadas ao 15° ofício do MPF, especializado em populações indígenas e comunidades tradicionais. Além disso, uma atuação coordenada do atendimento médico na região dos rios Aripuanã e Sucunduri será objeto de articulação.

Ainda será proposto uma assinatura de Termo de Cooperação entre os municípios de Apuí, Novo Aripuanã, Manicoré e a Sesai, visando atendimento de saúde integrado aos povos Indígenas e ribeirinhos. Apesar de algumas aldeias e comunidades pertencerem aos territórios de Novo Aripuanã e Manicoré, elas estão mais próximas da sede de Apuí, o que facilitaria a assistência.

A Funai explicou que já está em andamento a criação de um plano de atendimento e etnodesenvolvimento emergencial para os povos de Apuí e região neste ano.

O MPF assumiu a responsabilidade de acompanhar a execução do Termo de Cooperação e Compromisso em todas as suas áreas de atuação. Em caso de descumprimento dos compromissos estabelecidos, poderão ser adotadas medidas extrajudiciais e judiciais para assegurar o cumprimento do acordo.

Fonte: MPF-AM

Leia mais

Hospital responde por erro técnico de médico e indenizará paciente no Amazonas por danos permanentes

Hospital responde solidariamente por erro médico de profissional vinculado às suas dependências, ainda que sem relação de emprego, quando comprovada falha no procedimento e...

Reajuste previsto em lei a policial civil não pode ser adiado por limites fiscais, fixa Justiça

Vantagem remuneratória prevista em lei específica, com cronograma e efeitos financeiros definidos, constitui direito subjetivo do servidor e não se submete a postergação...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

STJ reconhece demora excessiva em medida cautelar que suspende exercício da advocacia

É possível reconhecer o constrangimento ilegal imposto a um advogado que, por ser réu em ação criminal, é alvo...

Advogados de Bolsonaro têm até quarta para entregar defesa ao STF

As defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais seis aliados têm até a próxima quarta-feira (13) para entregar ao Supremo...

Mulher é condenada a 10 anos de prisão por matar companheiro e ocultar o cadáver

Foi condenada a mulher acusada de enforcar, matar o companheiro e ocultar o corpo dele, dentro do quarto do...

Projeto torna hediondos e inafiançáveis crimes de maus-tratos e abandono de pessoas idosas

O Projeto de Lei 1676/25 altera o Estatuto da Pessoa Idosa e a Lei dos Crimes Hediondos para tornar...