Mutirão do TJAM priorizará o julgamento de processos envolvendo idosos

Mutirão do TJAM priorizará o julgamento de processos envolvendo idosos

O Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio do Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária de Atenção à Pessoa Idosa, realizará de 4 a 8 de agosto a terceira edição da “Semana de Atenção à Pessoa Idosa”.

No período, as unidades judiciárias deverão concentrar esforços para a realização de audiências de conciliação/mediação, prolação de sentenças e cumprimento de baixas processuais em autos que tenham como partes ou interessadas pessoas com 60 anos ou mais de idade.

A ação abrangerá, além de processos que tramitam em Primeiro Grau, os que se encontram em Segundo Grau de Jurisdição.

“O objetivo é ampliar o alcance e os efeitos da política institucional de atenção prioritária à pessoa idosa em toda a estrutura do Poder Judiciário estadual”, destacou a desembargadora Lia Maria Guedes de Freitas, que preside o Comitê.

Lia Maria ressalta, ainda, que a iniciativa está alinhada não somente às diretrizes da Resolução n.º 520/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – que dispõe sobre a Política Judiciária sobre Pessoas Idosas e suas interseccionalidades -, mas também do Estatuto do Idoso e demais leis que asseguram às pessoas com 60 anos ou mais tratamento prioritário, inclusive na tramitação de processos judiciais e administrativos.

A Portaria n.º 2.602, assinada pelo presidente do TJAM, desembargador Jomar Fernandes, e publicada no Diário da Justiça Eletrônico do último dia 2 de julho, regulamenta a realização do período de esforço concentrado e define os objetivos a serem alcançados pelas unidades de 1.º Grau, pelas Turmas Recursais dos Juizados Especiais e pelo 2.º Grau de jurisdição.

Conforme a Portaria, durante o período de realização da “Semana de Atenção à Pessoa Idosa” ficarão suspensos, excepcionalmente, o atendimento ao público e a fluência dos prazos processuais em todas as unidades judiciárias de Primeiro Grau (capital e interior), Segundo Grau e Turmas Recursais, sem prejuízo das audiências e sessões já agendadas, bem como, dos atendimentos em caráter de urgência.

Fonte: TJAM

Leia mais

Formas no flagrante não cumpridas por Delegados pode gerar apuração funcional, adverte MPAM

Recomendação Ministerial nº 0001/2025 impõe padronização na lavratura do Auto de Prisão em Flagrante e reforça dever de motivação, autenticidade e preservação da prova. O...

Beto Simonetti alerta para golpe do falso advogado e reforça campanha nacional de prevenção

Em entrevista ao Jornal Nacional, Beto Simonetti destacou o aumento das denúncias e orientou a população a confirmar a identidade de advogados pelo site...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Defesa de Bolsonaro usa voto de Fux para tentar reduzir pena no STF

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recorreu nesta segunda-feira (27) contra a condenação imposta pela Primeira Turma do...

Formas no flagrante não cumpridas por Delegados pode gerar apuração funcional, adverte MPAM

Recomendação Ministerial nº 0001/2025 impõe padronização na lavratura do Auto de Prisão em Flagrante e reforça dever de motivação,...

Funcionário de ótica tem garantido direito de exercer profissão

A 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve decisão da Comarca de Extrema, no...

STJ: No Tribunal do Júri réu deve ter garantias que assegurem a presunção de inocência

Em uma série de precedentes recentes, o Superior Tribunal de Justiça tem reafirmado a necessidade de que o réu...