No TCE-AM, servidores realizam testagem em massa até quarta-feira (19)

No TCE-AM, servidores realizam testagem em massa até quarta-feira (19)

Para identificar possíveis contágios do novo coronavírus e evitar a disseminação da Covid-19, servidores, terceirizados e estagiários do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) iniciaram, na tarde desta segunda-feira (17), processo de testagem do tipo rápido antígeno com uso de swab nasal (cotonete).
A testagem em massa foi determinada pelo conselheiro-presidente Érico Desterro após alta de casos da doença no estado: somente neste domingo, o boletim diário de Covid-19 divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) identificou 3.079 novos casos da doença no Amazonas.

“Todos que estiverem trabalhando presencialmente na sede do Tribunal serão testados dentro desses três dias. Essa testagem é fundamental para termos de forma clara um panorama da saúde dos nossos colaboradores em relação a esse vírus e até mesmo para que possamos fazer um acompanhamento médico desses servidores de forma bem mais eficiente”, destacou Érico Desterro.

A testagem deve acontecer durante três dias, até quarta-feira (19). Para evitar aglomeração no local, os testes são feitos por pequenos grupos de servidores, divididos por setores e horários específicos.

Conforme o secretário-geral do TCE-AM, Harleson Arueira, os resultados obtidos na testagem em massa servirão para embasar decisões da Corte de Contas sobre horários, permanência de servidores e a necessidade ou não de rodízios de funcionários.

“Esse panorama que teremos será uma grande ferramenta para sabermos de que forma agiremos. Para tomar essas decisões, é fundamental que a gente tenha as informações necessárias, portanto os desdobramentos que por ventura viemos a tomara serão todos baseados nos resultados dessa testagem”, explicou o secretário.

Outras medidas

Além da testagem em massa na sede da Corte de Contas, o conselheiro-presidente já havia determinado que servidores com mais de 60 anos ficassem em regime de home office até o dia 31 de janeiro.

“Essa foi uma importante decisão para resguardar desde já a saúde dos nossos servidores idosos. No caso deles, não podemos esperar para descobrir se estão ou não com a doença, precisamos praticar o isolamento social e iniciar, desde já, o acompanhamento remoto por meio da nossa Diretoria de Saúde (Disau), como já estamos fazendo”, destacou Érico Desterro.

Funcionários que continuam na sede do Tribunal devem seguir rígidos protocolos de segurança sanitária e medidas de prevenção à Covid-19 e à Influenza, entre eles o distanciamento social, uso integral de máscaras de proteção, além de higienização do ambiente de trabalho e uso de álcool em gel, protocolos que seguem modelos adotados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça. A exigência de carteira de vacinação para adentrar no TCE continua válida.

Fonte: Asscom TCE-AM

Leia mais

Direito de Preso cumprir pena próximo a familiares é tema previsto para pacificação no Amazonas

O Tribunal de Justiça do Amazonas propõe uma nova diretriz em relação à transferência da execução penal de presos para Juízo diverso da condenação....

Usuário de Rede Social que acusa bloqueio de conta não é dispensado de provar a ofensa

Para que a responsabilização das redes sociais por suspensões indevidas seja reconhecida por decisão judicial, é necessário que o autor apresente um mínimo de...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Estado indenizará família de vítima de violência policial cumprindo decisão de Corte IDH

Com o intuito de cumprir integralmente a sentença estabelecida pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) no caso...

CGU contrata consultores para apoiar trabalhos do G20 sobre integridade

A Controladoria-Geral da União (CGU) abre processo seletivo para contratar dois especialistas para elaborar trabalhos relacionados à integridade com...

Concurso Público Nacional terá mais de 3.600 locais de aplicação de provas em todo o Brasil

No próximo dia 5 de maio, será realizada a prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), modelo inovador de...

Amazonas teve mais de 4,7 mil contratos renegociados pelo Desenrola FIES

O estado do Amazonas teve 4.724 contratos renegociados no Desenrola Fies, programa do Governo Federal voltado para pessoas com...