DPE-AM e Prefeitura de Santa Isabel do Rio Negro alinham criação de nova unidade no município

DPE-AM e Prefeitura de Santa Isabel do Rio Negro alinham criação de nova unidade no município

O Defensor Público Geral do Amazonas, Rafael Barbosa, recebeu o prefeito de Santa Isabel do Rio Negro (a 631 quilômetros de Manaus), José Beleza, nesta segunda-feira (7), para alinhar a implantação de uma unidade física da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) no município. A expectativa é que sejam disponibilizados uma sala e um servidor da prefeitura.

Atualmente, a população da cidade é atendida por meio de deslocamento pelos defensores lotados em São Gabriel da Cachoeira. Grande parte dos moradores é de origem indígena, o que torna a presença da DPE-AM ainda mais necessária.

“Esse é um município que tem 70% da população indígena. Isso, para nós que estamos trabalhando essa pauta desde o início da gestão, é muito importante. Montamos uma Defensoria especializada, firmamos parcerias com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), com a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), para atender essa população. Eu digo que é uma conquista levar isso para Santa Isabel”, ressaltou o Defensor Público Geral.

Os detalhes da proposta feita pela Defensoria estão em análise pela equipe jurídica do município, mas o prefeito sinalizou positivamente para dar todo o suporte necessário para o novo espaço da DPE-AM no interior. “Nós temos que ter a Defensoria lá. Como eu falei para o Defensor Geral, às vezes só em áudio e vídeo não funciona. Funciona fisicamente. Então, a gente está aqui hoje dando mais esse passo para levar a Santa Isabel os serviços da DPE-AM e isso vai nos ajudar muito lá. Brevemente, uma nova unidade vai funcionar lá no município”, comemorou o prefeito José Beleza.

Este já é a quarta parceria firmada só esse ano com municípios do interior para a expansão da Defensoria Pública. O objetivo é se aproximar cada vez mais da população mais distante dos grandes centros e, de acordo com o Defensor Público Geral, a boa vontade dos prefeitos tem sido essencial na busca desse objetivo.

“Quando eu estive pela primeira vez com o prefeito Beleza, num evento do governo, e percebi que essa vontade é recíproca, fica muito mais fácil. É muito mais vantajoso para todos. Temos um prefeito que quer que a Defensoria chegue na cidade, porque pensa na população, e temos uma Defensoria que quer chegar porque também pensa na população. Então, coincidindo essas duas ideias, esses dois pensamentos, eu tenho certeza de que vamos fazer uma história muito bonita”, concluiu o DPG.

Texto: Thamires Clair
Fotos: Brayan Riker/DPE-AM

Leia mais

Justiça mantém regra da OAB e indefere inscrição de Flávio Antony ao Quinto Constitucional do TJAM

A Justiça Federal no Amazonas manteve a exigência de dez anos ininterruptos de exercício profissional prevista no edital da OAB/AM para o processo seletivo...

Homem é condenado a mais de 10 anos e obrigado a pagar R$ 20 mil por tentativa de feminicídio em Manaus

Após agredir e tentar matar a companheira em via pública, o réu Renato Ferreira Peixoto foi condenado a 10 anos e 11 meses de...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Justiça estende isenção de PIS/Cofins da Zona Franca às Áreas de Livre Comércio de Boa Vista e Bonfim

A 1ª Vara Federal Cível de Roraima concedeu tutela de evidência a empresa local  suspendendo a cobrança de PIS...

Juiz afasta crime de tráfico ao reconhecer dúvida sobre finalidade comercial da maconha

A desclassificação do crime de tráfico de drogas para o de posse para consumo pessoal, no caso da maconha, é...

Justiça mantém regra da OAB e indefere inscrição de Flávio Antony ao Quinto Constitucional do TJAM

A Justiça Federal no Amazonas manteve a exigência de dez anos ininterruptos de exercício profissional prevista no edital da...

TRT-SC confirma direito a home office para bancária com autismo

A 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) confirmou o direito de uma empregada da...