TJAM lança podcast “Papo Legal” com foco em temas de interesse público

TJAM lança podcast “Papo Legal” com foco em temas de interesse público

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) lançou o podcast “Papo Legal”, um projeto que visa a ampliar o acesso à informação jurídica e fomentar discussões sobre temas relevantes para a sociedade. O primeiro episódio, lançado no dia 18 de março, abordou a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), reunindo especialistas para um debate sobre a importância da legislação, seus desafios e impactos na administração pública e no setor privado.

Participam do episódio inaugural o juiz Igor Campagnoli, presidente da Rede Amazonense de Proteção de Dados; Aldo Evangelista, gestor de Proteção de Dados da OAB/AM; e Emerson Silva, encarregado da LGPD da Processamento de Dados Amazonas S. A. (Prodam), com apresentação da jornalista Amanda Bulcão, que integra a equipe da Assessoria de Comunicação Social do TJAM.

Os convidados compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre a implementação da LGPD, destacando a necessidade de adequação das instituições às normativas vigentes e os desafios enfrentados na garantia da segurança da informação.

O juiz Igor Campagnolli afirmou a importância da iniciativa. “O Judiciário presta um serviço primordial e é fundamental que a sociedade entenda seus direitos e como a Justiça atua, assim, aproximando o Tribunal cada vez mais do jurisdicionado”, destacou o juiz Igor.

A discussão também abordou boas práticas para a proteção de dados, o papel do Poder Judiciário na fiscalização do cumprimento da lei e a conscientização da população acerca dos seus direitos. ‘’A OAB/AM também é fundamental nesse papel de explicar e alertar a população sobre as fraudes nesse âmbito digital. É quase um trabalho educativo mesmo. São novas tecnologias, muitas informações, então ajudamos a esclarecer isso’’, explicou o advogado Aldo Evangelista.

O encarregado da LGPD da Prodam, Emerson Silva, complementou: “Saber o que são esses dados e como guardá-los é o primeiro passo. Não deixar para livre acesso o RG, CPF, endereço, até o tipo sanguíneo, e sempre questionar onde esses dados serão utilizados”.

Para a diretora da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Amazonas, jornalista Acyane do Valle, o podcast, além de cumprir uma função educativa, reforça o compromisso da instituição com a transparência e a disseminação de conteúdos jurídicos de interesse público. “O ‘Papo Legal’ chega com uma proposta renovada, trazendo informações sobre temas que impactam diretamente a vida da população. A cada episódio, teremos especialistas de diferentes áreas para discutir uma temática. Este ano começamos com a LGPD, e os convidados conversam sobre situações do dia a dia, como o cidadão pode proteger seus dados, com dicas práticas e simples e nós precisamos ter essas informações, porque a tecnologia da Informação não para no tempo. Vale à pena acompanhar”, avalia.

O episódio de estreia já está disponível no canal do TJAM no YouTube e nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts. Para mais informações e atualizações, os interessados podem acompanhar os canais oficiais do Tribunal de Justiça do Amazonas.

A gravação ocorreu no Centro Administrativo José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à Sede do TJAM, localizado na Avenida André Araújo, no bairro Aleixo. O podcast “Papo Legal” terá periodicidade mensal e contará com a participação de magistrados, servidores e especialistas para debater temas jurídicos relevantes.

Leia mais

Defensoria pede indulto humanitário para indígena violentada em delegacia do interior do Amazonas

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) protocolou, nesta sexta-feira (22), um requerimento solicitando ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva indulto humanitário, com pedido...

TJAM remarca para 2/9 sessão pública de identificação e resultado preliminar da prova de sentença

A sessão pública de identificação das sentenças e divulgação do resultado preliminar desta etapa do Concurso Público para Ingresso na Carreira da Magistratura do...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Casal é condenado por atrapalhar investigação sobre corrupção policial

O líder de uma organização criminosa e a namorada dele foram condenados a 11 anos e 11 meses e...

Por 9 votos a 2, Zambelli é condenada pela segunda vez no STF

Por 9 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira (22) condenar a deputada federal licenciada...

Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação da prisão domiciliar

A defesa de Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (22) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-presidente não solicitou pedido de...

Justiça suspende fianças de empresários da Ultrafarma e Fast Shop

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo concedeu nesta sexta-feira (22) um habeas corpus para Sidney Oliveira, dono...