DPE-AM amplia atuação no interior com nova unidade em Autazes

DPE-AM amplia atuação no interior com nova unidade em Autazes

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) está expandindo sua atuação no interior e na Região Metropolitana de Manaus, com a inauguração de uma nova unidade em Autazes, prevista para agosto. A unidade será instalada na antiga Casa da Cultura, cedida pela prefeitura.

O Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, a diretora de Interior e Região Metropolitana da DPE-AM, Renata Visco, e o defensor Murilo Monte, responsável por Autazes, visitaram o local na última segunda-feira (8).

Renata Visco anunciou que a DPE-AM está em negociação para assinar um Termo de Cooperação Técnica com a prefeitura, visando a alocação de servidores municipais na equipe da nova unidade. Além disso, está prevista a nomeação de novos servidores concursados.

Com a nova unidade, o atendimento da Defensoria Pública em Autazes passará a ser contínuo, substituindo os mutirões esporádicos. A unidade oferecerá serviços em diversas áreas, como cível, criminal, família, consumidor e previdenciário, fortalecendo o acesso à justiça e ampliando o alcance dos serviços da DPE-AM.

“A parceria com a prefeitura viabiliza a instalação física da Defensoria Pública, fortalecendo o acesso à Justiça e ampliando o alcance dos nossos serviços”, destacou Renata Visco.

Rafael Barbosa relembrou que, antes da DPE-AM conquistar autonomia, a dependência das prefeituras para infraestrutura e recursos resultava em desafios significativos. No entanto, com a autonomia e um orçamento mais robusto, a DPE-AM conseguiu estabelecer polos próprios.

Contudo, Barbosa apontou que o orçamento atual da DPE-AM enfrenta limitações, dificultando a instalação de novos polos. “Estamos retomando parcerias com as prefeituras, agora com mais estrutura no interior. Assim, conseguimos viabilizar nossa chegada aos municípios, com investimentos tanto da prefeitura quanto da Defensoria, proporcionando uma parceria mais equilibrada”, explicou.

“Com essa abordagem, a Defensoria está se expandindo para municípios mais distantes, até que possamos conquistar o orçamento necessário para uma presença integral no interior”, concluiu Barbosa.

Leia mais

Irregularidade no edital, sem prejuízo à disputa, não leva à suspensão da licitação, decide TCE-AM.

A existência de vício formal em licitação, como falha na divulgação do edital, não enseja a concessão de medida cautelar quando demonstrado que a...

Justiça encerra ação após autora afirmar, em conciliação com o Bradesco, que não sabia do processo

Ajuizamento de demanda sem ciência da parte autora e ausência de poderes expressos outorgados aos advogados levaram à extinção do processo por vício na...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Lula reafirma disposição de diálogo após fala de Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou na noite desta sexta-feira (1º), em uma postagem nas redes sociais,...

CNU 2025 tem mais de 250 mil inscrições em cotas estabelecidas por lei

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) recebeu 252.596 inscrições para vagas reservadas às cotas de...

Irregularidade no edital, sem prejuízo à disputa, não leva à suspensão da licitação, decide TCE-AM.

A existência de vício formal em licitação, como falha na divulgação do edital, não enseja a concessão de medida...

8/1: STF vota para condenar homem que sentou na cadeira de Moraes

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (1°) maioria de votos pela condenação de Fábio...