Vara Única da Comarca de Barreirinha divulga Edital para credenciamento de advogados dativos

Vara Única da Comarca de Barreirinha divulga Edital para credenciamento de advogados dativos

O juiz de Direito Lucas Couto Bezerra, titular da Vara Única da Comarca de Barreirinha (distante 328 quilômetros de Manaus), publicou o Edital de Chamamento Público Nº 001/2024, para credenciamento de advogados dativos para atuarem em defesa de partes beneficiadas pela concessão de justiça gratuita no âmbito da Justiça Estadual.

O advogado dativo é aquele nomeado pelo juiz para atuar em processos, na defesa de pessoas que não possuem recursos econômicos para contratação de um defensor particular e nos casos em que não há um membro da Defensoria Pública na comarca em que tramita a ação. A nomeação do defensor dativo visa assegurar os direitos estabelecidos aos réus na Constituição.

Conforme o Edital, que pode ser consultado no Diário da Justiça Eletrônico (DJE/TJAM) do último dia 22 de abril (páginas 28 a 30 do Caderno 3 do Judiciário – Interior), os interessados poderão se inscrever, a qualquer tempo, mediante apresentação do formulário anexo, através de envio de e-mail, com o assunto “Cadastro – Advogado Dativo”, que deverá ser encaminhado ao endereço eletrônico [email protected], com as seguintes informações: I – Nome completo e número de inscrição na OAB; II – CPF; III – Endereço profi ssional; IV – Telefone e e-mail; V – Opção pela área cível ou criminal, ou ambas; VI – Opção pelo trabalho de forma remota ou presencial, ou ambas; VII – Observação que julgar pertinente; VIII – Declaração de que aceita o encargo do patrocínio, como advogado dativo, e que não receberá remuneração alguma do assistido, seja a que título for.

Segundo o Edital, o Juízo arbitrará os honorários do defensor dativo de acordo com os valores previstos no Anexo da Resolução nº 05, de 31 de março de 2022 do TJAM, aprovados pelo Estado do Amazonas, por meio da Procuradoria Geral do Estado, e pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Amazonas.

A participação no presente chamamento público implica concordância, por parte dos interessados, com todos os termos e condições do Edital, bem como o inteiro teor da Resolução nº 05/2022.

Iranduba

Recentemente, a 1a Vara de Iranduba também divulgou o Edital de Chamamento Nº 001/2024 visando cadastro de advogados dativos.

Com informações do TJAM

Leia mais

Por negativação indevida de cliente, banco deve indenizar no Amazonas

O juiz Antônio Carlos Marinho Bezerra Júnior, do 12º Juizado Especial Cível de Manaus, condenou o Banco do Brasil S.A. ao pagamento de indenização...

TJAM: Motocicleta vendida com defeitos ocultos leva revendedora e concessionária a indenizar

Quando o defeito do produto não é aparente no momento da compra, a lei protege o consumidor, permitindo-lhe desfazer o negócio ou reaver o...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TRF3 mantém direito de haitianos à solicitação de refúgio

A Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) confirmou, por unanimidade, o direito de três cidadãos...

Indústria de alimentos é condenada pela 7ª Turma por transferir risco do negócio à trabalhadora

Uma indústria de alimentos de Colombo, cidade na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi condenada a restituir os valores de comissões que...

Semelhança parcial de nomes não é suficiente para impedir uso de marca, decide TJ-SC

A 6ª Câmara de Direito Comercial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) manteve a sentença da comarca...

STJ decide que posar para foto com celular na prisão não configura falta grave

A conduta de posar para fotografia, por si só, não configura o uso ativo do aparelho celular dentro da...