TRT-SC prioriza a tramitação de processos que possibilitam repasse de valores a vítimas do RS

TRT-SC prioriza a tramitação de processos que possibilitam repasse de valores a vítimas do RS

O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) fará um esforço concentrado visando o repasse de valores, recebidos em virtude do pagamento de multas processuais de ações civis públicas do Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT-SC), para as vítimas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

O juiz João Carlos Trois Scalco, da 5ª VT de Florianópolis e coordenador da Central de Apoio à Liquidação e Execução (Calex), colocou à disposição das unidades judiciárias da capital, via Calex, uma pauta temática de julgamentos focada nas ações do MPT-SC que possuam valores a liberar ou nas quais exista possibilidade efetiva de acordo. O mutirão se alinha à realização da 8ª Semana da Conciliação Trabalhista (link externo), que acontecerá entre os dias 20 a 24 de maio.

Scalco, que também é diretor do Fórum de Florianópolis, solicitou aos juízes e diretores que seja feita uma seleção, o mais breve possível, dos processos que preencham os requisitos para entrada na pauta. O segundo grau também está realizando o levantamento da quantidade de ações habilitadas por meio da Coordenadoria de Apoio à Mediação e Conciliação (Coamec).

O magistrado explicou, ademais, que, em virtude da urgência, não serão alvo desta iniciativa os processos que estejam em fase de investigação patrimonial.

A proposta vai ao encontro da Recomendação nº 150/2024 (link externo), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que recomenda aos tribunais o repasse de valores depositados como pagamento de prestações pecuniárias e outros benefícios legais à conta da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul; e da Recomendação Conjunta Presi-CN nº 1/2024 (link externo), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Com informações do TRT12

Leia mais

A força do tempo: danos ambientais de natureza individual não podem ser indenizados após três anos

Terceira Câmara Cível reafirma que ações individuais por danos materiais e morais decorrentes de usinas hidrelétricas seguem o prazo prescricional de três anos, contado...

Mesmo com pequeno saldo devedor, atraso no pagamento autoriza busca e apreensão de veículo

A disputa começou quando uma pessoa, após atrasar o pagamento de parcelas de um contrato de financiamento com garantia fiduciária, teve o bem apreendido...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado

A partir de agora, quem for vítima de furto ou roubo de celular ou quem perdeu o aparelho pode...

Justiça condena varejista por descumprimento na entrega de produtos

A Justiça Potiguar atendeu parcialmente o pedido de indenização de um homem que comprou, junto à empresa ré, produtos...

Desconto previdenciário sem autorização resulta em indenização e devolução em dobro

A 4ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) manteve a condenação de uma associação de...

Funcionária demitida logo após processar empresa será indenizada

Uma funcionária que entrou com ação contra a empresa que trabalhava e foi demitida no dia seguinte ao aviso...