TJAM alcança nota máxima no “Ranking da Transparência do Judiciário” divulgado pelo CNJ

TJAM alcança nota máxima no “Ranking da Transparência do Judiciário” divulgado pelo CNJ

Com 102% pontos alcançados, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) obteve nota máxima no “Ranking da Transparência do Judiciário” divulgado nesta sexta-feira (14/06) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O ranking, que chega à sua 7.ª edição, tem o objetivo de estimular os órgãos do Judiciário a disponibilizarem suas informações, de forma clara e padronizada, tornando mais fácil e transparente o acesso aos dados pela sociedade.

O ranking é parte componente do que é exigido anualmente dos tribunais brasileiros para a conquista do “Prêmio CNJ de Qualidade”. Além do item “transparência” – aferido no ranking em questão – para conquistar o “Prêmio CNJ de Qualidade”, os tribunais brasileiros são avaliados nos critérios “Governança”, “Produtividade” e também “Dados e Tecnologia”.

Na aferição do eixo “Transparência”, que gera o “Ranking da Transparência do Judiciário”, os tribunais brasileiros são avaliados em um total de 86 indagações realizadas pelo CNJ e às quais o Conselho Nacional exige resposta comprobatória pelos tribunais.

No rol destas 86 indagações, os tribunais brasileiros são questionados, por exemplo, sobre questões macro sobre “Gestão”, sobre “Audiências e Sessões”, sobre “Serviço de Informação ao Cidadão”, sobre “Ouvidoria”, sobre “Tecnologia da Informação e Comunicação”, sobre “Gestão Orçamentária”, sobre “Licitações, Contratos e Instrumentos de Cooperação”, sobre “Gestão de Pessoas”, sobre “Auditoria e Prestação de Contas” e sobre “Acessibilidade e Sustentabilidade”.

Neste ano, a presente edição do ranking possibilitou a atribuição de pontuação extra ao órgão avaliado por organizar adequadamente, em temas, os itens componentes do Ranking da Transparência, nos termos do § 1.º do art. 5.º da Portaria n.º 25/2024. Por atender ao requisito, o Tribunal de Justiça do Amazonas – ao alcançar 102% no ranking – conquistou os 2 pontos percentuais extras.

Para a presidente da Corte Estadual de Justiça, desembargadora Nélia Caminha Jorge, o resultado obtido pelo TJAM no ranking nacional, é um demonstrativo do compromisso da Corte, por meio de seus magistrados e servidores, com o serviço de qualidade e com a transparência em seus atos.

Integração

Conforme a Secretaria de Planejamento do Tribunal de Justiça do Amazonas, o alcance dos indicadores no ranking, deve-se, sobretudo, ao trabalho estratégico desenvolvido, dia a dia, pelas seguintes Unidades internas da Administração do TJAM: Secretaria de Planejamento; Secretaria de Administração; Secretaria de Justiça; Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação; Secretaria de Orçamento e Finanças; Secretaria de Compras, Contratos e Operações; Secretaria de Gestão de Pessoas; Secretaria de Auditoria Interna; Assessoria de Comunicação Social; Assessoria de Cerimonial; Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica e Divisão de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade.

Avaliação

Na avaliação do representante da Secretaria de Planejamento e chefe de Seção de Processos de Trabalho do Tribunal de Justiça do Amazonas, Adalberto Carvalho, o índice atingido pelo TJAM demonstra o alto grau de comprometimento da Corte Estadual do Amazonas com a transparência, refletido na forma com a qual as informações acerca da gestão do Tribunal e de seus serviços são apresentadas à sociedade.

Adalberto Carvalho também destacou, como fator determinante para a qualidade exemplar no atendimento aos itens do ranking da transparência, o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Corte (Setic/TJAM), por meio de seu Setor de Desenvolvimento de Sistemas (SDS/Setic), que implementou todas as melhorias requeridas pelo CNJ no portal da transparência, sob a coordenação da Secretaria de Planejamento (Seplan/TJAM).

Fonte: TJAM

Leia mais

TRE-AM inicia convocação dos aprovados no Concurso Unificado

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) deu início, nesta quarta-feira (02/07), à convocação dos aprovados no Concurso Público Unificado da Justiça Eleitoral. A...

TJAM lança ferramenta de Conciliação Virtual no sistema PROJUDI para facilitar acordos entre as partes

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) criou uma nova ferramenta no sistema PROJUDI chamada Conciliação Virtual. Agora, os advogados das partes podem fazer...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

MP apura falhas em obra na orla de Parintins após risco de desabamento

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Parintins, instaurou inquérito...

MPAM recomenda medidas para reduzir acidentes de trânsito em Coari

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Coari, fez uma recomendação a...

TRE-AM inicia convocação dos aprovados no Concurso Unificado

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) deu início, nesta quarta-feira (02/07), à convocação dos aprovados no Concurso Público...

“Não é censura, é civilização”: Barroso defende decisão do STF sobre redes sociais

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, explicou detalhes da decisão da Corte que definiu...