STF debate impactos da inteligência artificial no direito com presença de ministros e especialistas

STF debate impactos da inteligência artificial no direito com presença de ministros e especialistas

Os impactos da inteligência artificial no constitucionalismo contemporâneo serão tema de debate entre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e especialistas no tema, inclusive internacionais.

O evento presencial ocorrerá em 19 de agosto, próxima segunda-feira, das 9h30 às 13h, na sala de sessões da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

A abertura contará com a presença dos ministros do STF Luís Roberto Barroso, presidente da Corte, e do decano Gilmar Mendes, além da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Edilene Lôbo.

O evento será realizado pelo STF, com apoio do IDP e do Bicentenário das Relações Diplomáticas entre os Estados Unidos e o Brasil.

Debates
O primeiro painel tratará de “Inteligência Artificial, Direitos e Democracia”. Participarão Flavio Du Pin Calmon, professor assistente de engenharia elétrica na Universidade de Harvard; Laura Schertel Ferreira Mendes, professora de direito digital no IDP, diretora do Centro de Direito, Internet e Sociedade do IDP (CEDIS/IDP) e presidente da Comissão de Direito Digital da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional; Patrícia Perrone Campos Mello, secretária de Altos Estudos do STF e doutora pela UERJ; e Frederico Franco Alvim, assessor da Coordenadoria de Combate à Desinformação do STF, doutor em ciências jurídicas e sociais e especialista em direito eleitoral. A mesa será moderada por Victor Durigan, coordenador de Combate à Desinformação da Corte.

O segundo painel será sobre “Potencialidades e Riscos da Inteligência Artificial: Ética e Regulação na Era Digital”. A mesa será moderada por Aline Osorio, secretária-geral do STF. Participarão da discussão Ana de Oliveira Frazão V. Mello, advogada e professora da Universidade de Brasília (UnB); Juan David Gutierrez, doutor em política pública pela Universidade de Oxford, professor associado na Universidade de los Andes (Colômbia) e especialista da Parceria Global em Inteligência Artificial; e Caio César Vieira Machado, mestre em ciências sociais e internet pela Universidade de Oxford e mestre em direito e tecnologia pela Universidade Paris 1 – Panthéon-Sorbonne. É ex-diretor executivo e co-fundador do Instituto Vero, além de consultor em tecnologias emergentes.

Leia mais

Por negativação indevida de cliente, banco deve indenizar no Amazonas

O juiz Antônio Carlos Marinho Bezerra Júnior, do 12º Juizado Especial Cível de Manaus, condenou o Banco do Brasil S.A. ao pagamento de indenização...

TJAM: Motocicleta vendida com defeitos ocultos leva revendedora e concessionária a indenizar

Quando o defeito do produto não é aparente no momento da compra, a lei protege o consumidor, permitindo-lhe desfazer o negócio ou reaver o...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TRF3 mantém direito de haitianos à solicitação de refúgio

A Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) confirmou, por unanimidade, o direito de três cidadãos...

Indústria de alimentos é condenada pela 7ª Turma por transferir risco do negócio à trabalhadora

Uma indústria de alimentos de Colombo, cidade na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi condenada a restituir os valores de comissões que...

Semelhança parcial de nomes não é suficiente para impedir uso de marca, decide TJ-SC

A 6ª Câmara de Direito Comercial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) manteve a sentença da comarca...

STJ decide que posar para foto com celular na prisão não configura falta grave

A conduta de posar para fotografia, por si só, não configura o uso ativo do aparelho celular dentro da...