STF adere à Rede Nacional de Ouvidorias e à Plataforma Fala.BR

STF adere à Rede Nacional de Ouvidorias e à Plataforma Fala.BR

O Supremo Tribunal Federal (STF) aderiu à Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv) e, com a medida, a Corte passa a utilizar gratuitamente a Plataforma Fala.BR, gerenciada pela Controladoria-Geral da União (CGU), que centraliza as manifestações dos cidadãos e pedidos de acesso à informação. A partir de 7 de janeiro, o Tribunal já começa a receber manifestações de ouvidoria e pedidos de acesso à informação e de informações processuais por meio da plataforma.

A juíza auxiliar Flávia de Carvalho, ouvidora do STF, explicou que, ao estruturar a ouvidoria, a Corte buscou um sistema que pudesse ser compatível com seus fluxos de trabalho. “Depois de algumas avaliações, optamos pelo Fala.BR por apresentar a estabilidade e a confiabilidade que buscávamos, além de não representar qualquer custo para o STF”, destacou. Além disso, ela afirmou que o atendimento da CGU foi bastante célere, o que contribuiu para a escolha. “Estamos confiantes de que a Ouvidoria do STF poderá apoiar de maneira significativa a Alta Administração do Tribunal, possibilitando melhorias na gestão da Corte”, ressaltou.

Já para Simone Gama, ouvidora-geral da União substituta, a integração do STF à Renouv e a adesão à Fala.BR não apenas consolidam o compromisso do Tribunal com a democracia participativa, mas também fortalecem toda a estrutura da Rede. “A adesão do STF é um marco significativo para o fortalecimento da Rede Nacional de Ouvidorias, coordenada pela Ouvidoria-Geral da União (OGU). Isso enriquece a diversidade de vozes, aprimorando a qualidade do diálogo entre a Justiça e os cidadãos”, enfatizou.

Ela destacou ainda que a utilização da plataforma representa o reconhecimento à qualidade e segurança dos serviços prestados pela CGU para o desenvolvimento de um país mais inclusivo e comprometido com a participação da sociedade.

Renouv

A Renouv é o maior fórum de integração nacional entre unidades de ouvidoria pública dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

A adesão do STF fortalece as ações da Rede Nacional de Ouvidoria e a utilização do Fala.BR como ferramenta para implantação e funcionamento de ouvidorias públicas em todos os entes e Poderes.

Com informações do STF

Leia mais

Nem um, nem o outro: ajuste por cotas de FPM durante ação implica renúncia de pedido por Município

A desistência de uma ação judicial após a contestação, quando envolve a União e suas autarquias, não pode ser tratada como ato unilateral do...

TRE-AM encerra 2025 com Pleno de maioria feminina

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) encerrou, nesta sexta-feira, o calendário de sessões do Pleno de 2025 com destaque para uma composição majoritariamente...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Nem um, nem o outro: ajuste por cotas de FPM durante ação implica renúncia de pedido por Município

A desistência de uma ação judicial após a contestação, quando envolve a União e suas autarquias, não pode ser...

A indiferença que o Direito Penal exige examinar no caso Benício

Por João de Holanda Farias, Advogado No Direito Penal, o resultado — por mais trágico que seja — não basta...

A verdade prevaleceu, diz Moraes após retirada de sanções da Lei Magnitsky

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, afirmou que a retirada das sanções econômicas impostas com base...

União estável homoafetiva: STJ relativiza exigência de publicidade

Uma das exigências para o reconhecimento da união estável é que a relação seja pública, do conhecimento das outras...