Sistema de gestão de processos da AGU poderá ser utilizado por rede de hospitais universitários

Sistema de gestão de processos da AGU poderá ser utilizado por rede de hospitais universitários

AAdvocacia-Geral da União (AGU) celebrou parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para que a estatal possa utilizar o Sapiens, sistema de gestão de processos judiciais e documentos eletrônicos desenvolvido pela AGU.

Por meio do acordo de cooperação técnica, a Ebserh terá acesso ao código-fonte do sistema para que, num primeiro momento, analise a viabilidade e a adequação da utilização do Sapiens como ferramenta de gestão dos processos jurídicos da empresa. Posteriormente, o uso do Sapiens poderá ser totalmente incorporado pela estatal.

O acordo foi assinado nesta segunda-feira (27/05) pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, e o presidente da Ebserh, Arthur Chioro. Durante a assinatura, Jorge Messias destacou os investimentos que a AGU tem feito no uso de inteligência artificial para a gestão de processos judiciais. “O SuperSapiens é um sistema extremamente avançado do ponto de vista operacional, é revolucionário. A AGU é uma das instituições federais que mais investem em Inteligência Artificial, até por conta do número de ações que a gente recebe”, ressaltou Messias. “Eu fico feliz em estabelecer essa cooperação, saber que vamos apoiar o trabalho de vocês é muito bom pra gente, é o tipo de parceria que a gente quer fazer”, afirmou o advogado-geral da União.

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, destacou o papel da tecnologia para a gestão dos processos jurídicos. “A configuração da Ebserh nos possibilita ser um observatório nacional, que permite antecipar cenários epidemiológicos em todas as regiões do país. O acordo de cooperação com a AGU nos permitirá avançar ao mesmo tempo em tecnologia da informação e na consolidação da atuação jurídica da Ebserh”, afirmou Chioro.

Comunidade de desenvolvimento

O secretário de Governança e Gestão Estratégica da AGU, Francisco Alexandre Colares, destacou a intenção da AGU de ampliar o número de parcerias para o uso do Sapiens. “Nosso planejamento é realmente formular uma comunidade de desenvolvimento desse tipo de sistema. A gente quer trazer outras empresas, outros prestadores de serviço, serviços jurídicos especialmente, que passem a prestar e fornecer seus serviços diretamente na plataforma. Nosso objetivo é somar esforços”, afirmou Colares.

O consultor jurídico da Ebserh, Thiago Campos, apontou que o uso do Sapiens dará agilidade ao trabalho do setor jurídico. “Começaremos a fazer um diagnóstico situacional para viabilizar a efetiva implementação. Concluída esta etapa, passamos a ter acesso a todas as ferramentas desenvolvidas pela AGU dentro do sistema, o que facilita muito os nossos processos de trabalho”, disse Campos.

O Sapiens é um gerenciador eletrônico de documentos da AGU que possui avançados recursos de apoio à produção de conteúdo jurídico, é integrado com os sistemas informatizados do Poder Judiciário e do Poder Executivo e armazena dados de mais de 25 milhões de processos.

Hospitais universitários

A Ebserh é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC) responsável pela gestão dos hospitais universitários federais (HUFs). Os hospitais da rede Ebserh são vinculados a universidades federais e dão apoio à formação de profissionais de saúde e ao desenvolvimento de pesquisas, além de exercer a função de centros de referência de média e alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Com informações AGU

Leia mais

MPAM investiga ataques racistas contra vereadora de Maués

Em Maués, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) instaurou uma notícia de fato para apurar a possível prática de crimes de racismo...

TJAM abre vaga de desembargador exclusiva para juízas de entrância final no Amazonas

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) publicou nesta terça-feira (14) o Edital nº 07/2025-PTJ, tornando pública a vacância de um cargo de desembargadora,...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

MPF firma acordos com investigados por naufrágio de posto de combustível flutuante no rio Javari, no Amazonas

O Ministério Público Federal (MPF) celebrou acordos de não persecução penal com os sete investigados por naufrágio de posto...

Pena Justa: CNJ promove formação com foco em saúde mental e drogas

Com o objetivo de capacitar equipes e fomentar a implementação de metas previstas no plano Pena Justa relativas à...

AGU reverte decisão e confirma que assédio sexual é ato de improbidade

A Advocacia-Geral da União reformou sentença de primeiro grau e conseguiu, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4),...

Projeto reduz prazo para isenção de Imposto de Renda na troca de imóvel residencial

O Projeto de Lei 1066/25 reduz de cinco para dois anos o prazo de carência para isenção de Imposto...