Presidente do STF abre seminário em comemoração aos 35 anos da Constituição Federal

Presidente do STF abre seminário em comemoração aos 35 anos da Constituição Federal

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, abriu na manhã desta quinta-feira (5) o seminário sobre os 35 Anos da Constituição Federal: conquistas e desafios, realizado na Sala de Sessões da Primeira Turma do STF.

Barroso destacou o valor de três décadas e meia “de estabilidade institucional num país e um continente acostumados à quebra de legalidade constitucional e de rupturas”. Acrescentou que além da estabilidade institucional, houve maior estabilidade econômica com o controle da hiperinflação e maior inclusão social, “representando um período de avanço social”.

Conquistas

O presidente do STF também apontou conquistas na garantia de direitos fundamentais, como o direito de igualdade às mulheres estabelecido na Constituição e as ações afirmativas de proteção às pessoas afrodescendentes, “superando a crença equivocada do humanismo racial brasileiro, reconhecendo e enfrentando o racismo estrutural”.

O ministro lembrou ainda os avanços em relação ao reconhecimento dos direitos das pessoas LGBTQIA+, como a validação das uniões homoafetivas, e em favor das comunidades indígenas, quanto à demarcação de suas terras, “uma luta difícil e ainda inacabada”.

Desafios

Sobre os desafios que ainda persistem, Barroso observou a desigualdade social e a pobreza extrema “inaceitável num país com a riqueza que nós temos”, além dos índices elevadíssimos de violência urbana a serem enfrentados. Segundo o ministro, os 35 anos da Constituição Federal devem ser celebrados também com o olhar no futuro, para diagnosticar como fazer um país maior e melhor.

Na avaliação dele, a democracia brasileira “ainda é um trabalho em progresso e nós precisamos cuidar dela, pois as vocações autoritárias surgem nos desvãos da democracia”.

Marco histórico

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti, disse na abertura do seminário que eventos assim ajudam a manter viva a memória dos desafios superados até aqui e “também para nos mantermos firmes na defesa de um futuro em que prevaleça o Estado Democrático de Direito”.

Simonetti afirmou que a promulgação da Constituição Federal de 1988 é um “marco histórico do fim da ditadura e da retomada da democracia”, restabelecendo direitos e garantias individuais e guiando o país para superação de crises institucionais, econômicas e políticas.

Também participaram da mesa de abertura do evento o ministro Edson Fachin, vice-presidente da Corte, os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Luiz Fernando Bandeira de Mello e Marcos Vinícius Jardim e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Moura Ribeiro.

O seminário conta ainda com a apresentação dos painéis sobre os 35 anos da Constituição com a participação estudiosos e professores especialistas em Direito Constitucional.

Com informações do STF

Leia mais

Turma Recursal condena Amazonas Energia a indenizar consumidor por protesto indevido de fatura já paga

Decisão da 2ª Turma Recursal do Amazonas, com voto condutor da Juíza Luciana Eire Nasser, reconheceu como ato ilícito passível de indenização por danos...

STJ confere à Kaiser direito a crédito de ICMS sobre materiais usados na cerveja no Amazonas

Mesmo defendendo que poderia recuperar valores pagos há até 10 anos, empresa teve vitória mantida com base em prazo menor A Cervejaria Kaiser Brasil S/A,...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Turma Recursal condena Amazonas Energia a indenizar consumidor por protesto indevido de fatura já paga

Decisão da 2ª Turma Recursal do Amazonas, com voto condutor da Juíza Luciana Eire Nasser, reconheceu como ato ilícito...

Câmara dos Deputados questiona STF e pede suspensão integral de ação penal contra Ramagem

A Mesa da Câmara dos Deputados, sob o comando de Hugo Mota, ingressou com uma Arguição de Descumprimento de...

Em São Paulo, eleitores com títulos irregulares passam de 1,3 milhão

Cerca de 1,3 milhão de pessoas estão com o título de eleitor pendente de regularização no estado de São...

Anvisa proíbe bala gummy de tadalafila

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada nesta quarta-feira (14) no Diário Oficial da União proíbe a comercialização, a...