Prefeitura de Manaus informa que cumpre medidas de atendimento à população na cheia

Prefeitura de Manaus informa que cumpre medidas de atendimento à população na cheia

Atendendo a uma recomendação da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), a Prefeitura de Manaus comunicou que já vem adotando as medidas recomendadas para minimizar os impactos da cheia recorde deste ano à população de áreas afetadas. A recomendação foi enviada pelos núcleos de Moradia e Fundiário (NUMAF) e do Consumidor (NUDECON), em conjunto com a Defensoria Pública Especializada no Atendimento ao Idoso.

A Defensoria recomendou a implantação de um Plano de Contingência com medidas a curto prazo visando, entre outras coisas, iniciar a liberação imediata do “auxílio aluguel”, principalmente, nas áreas que apresentam maior concentração de moradores em situação de extrema vulnerabilidade e onde o processo de cheia esteja mais acentuado e acelerado. A recomendação também pedia a adoção de medidas para assegurar a segurança, bem-estar, saúde e auxílio social das áreas mais impactadas pela enchente.

Em atendimento às recomendações, a Casa Civil da Prefeitura de Manaus enviou resposta com ofícios apresentados pelas secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Saúde (Semsa), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Limpeza Urbana (Semulsp), e pela Casa Militar (CM). Os ofícios mostram o Plano de Contingência que está em curso e as medidas adotadas para garantir auxílio aluguel, fornecimento de cestas básicas e de material de higiene, limpeza de igarapés e construção de pontes em bairros alagados, entre outras medidas, como as referentes a atendimento de saúde.

A coordendadora do Núcleo de Moradia, Dâmea Mourão Telles, informou que a Defensoria obteve a resposta de que administrativamente, a prefeitura já vem tomando as medidas necessárias para atender a população impactada pela cheia e a instituição conseguiu o aumento do auxílio financeiro, com a criação do auxílio Operação Cheia.

“Nesse primeiro momento, as medidas imediatas foram adotadas. Mas vamos criar um grupo de trabalho permanente para buscar soluções no longo prazo. E vamos fiscalizar o compromisso a longo prazo, como dragagem de igarapés”, afirmou a defensora pública.

“Zap da Enchente”

A ferramenta “Zap da Enchente”, disponibilizada pela Defensoria para tornar o atendimento da instituição mais acessível à população afetada pela cheia, contabiliza 179 atendimentos realizados de 3 de maio a 15 de junho. Deste total, 53 foram referentes à matéria ampla da enchente, dos quais 40 possuíam destinação direta com a capital. O “Zap da Enchente” funciona como canal de denúncias e solicitações a serem reivindicadas junto ao poder público.

Também foram enviados 42 ofícios ao Poder Público, especificando que 24 foram em razão do canal. A maioria dos expedientes administrativos expedidos requisitavam providências do poder público como pagamento de auxílio aluguel, construção de pontes e limpeza de rios e igarapés.

Muitas demandas foram atendidas de forma administrativa pelo poder público. Dentre as solicitações atendidas, destacam-se os serviços de construção de pontes e limpeza na comunidade Bairro do Céu, localizada no Centro de Manaus, que foram viabilizados a partir de solicitação do Núcleo de Moradia.

Foto: Clóvis Miranda/DPE-AM

Fonte: DPE-AM

Leia mais

TJAM reexaminará se legítima defesa de policial com morte impede reparação de danos pelo Estado

O Tribunal de Justiça do Amazonas voltará a julgar uma ação que discute se o reconhecimento de legítima defesa em processo criminal impede o...

Plano de saúde deve reembolsar despesas fora da rede credenciada em caso de urgência

Sentença do Juiz Manuel Amaro de Lima, da Vara Cível, aplica entendimento do STJ sobre reembolso integral quando o quadro clínico do paciente impede...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Justiça mantém indenização à mulher que teve filho assassinado após briga por fogos de artifício

A 7ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve, em parte, decisão da 6ª...

STJ: Redução de limite de cartão de crédito sem aviso prévio não configura, por si só, dano moral

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a simples redução do limite do cartão de...

TJAM reexaminará se legítima defesa de policial com morte impede reparação de danos pelo Estado

O Tribunal de Justiça do Amazonas voltará a julgar uma ação que discute se o reconhecimento de legítima defesa...

Plano de saúde deve reembolsar despesas fora da rede credenciada em caso de urgência

Sentença do Juiz Manuel Amaro de Lima, da Vara Cível, aplica entendimento do STJ sobre reembolso integral quando o...