No Alto Solimões, DPE e DSEI realizam expedição em busca de solução para fornecimento de água

No Alto Solimões, DPE e DSEI realizam expedição em busca de solução para fornecimento de água

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Polo do Alto Solimões e o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI Alto Solimões), realizaram entre os dias 5 e 8 de julho visita aos municípios de São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá e Tonantins para tratar da insuficiência de água potável nas comunidades da região.

Os defensores públicos Murilo Breda e Rodrigo Valle, juntamente com o coordenador do DSEI Alto Solimões, Weydson Gossel Pereira, reuniram-se com os prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais das regiões para abordar o tema. Visitas às comunidades indígenas de São Sebastião (Tonantins) e Campo Alegre (São Paulo de Olivença) também foram realizadas para dialogar com as lideranças indígenas locais e as equipes dos Polos do DSEI.

Na ocasião, foram discutidos projetos federais, estaduais e municipais relacionados ao fornecimento de água potável às comunidades indígenas dos municípios, tendo em vista o grave problema que vem sendo noticiado em âmbito nacional – atualmente cerca de 85% das 240 aldeias da região amazonense do Alto Solimões não têm sistema de água potável.

“O Amazonas tem a maior bacia hidrográfica do mundo, mas toda essa extensão de água doce não garante a milhares de indígenas o acesso a um direito básico. Apesar de viverem cercadas por rios e igarapés, muitas comunidades ainda convivem com a falta de água potável nas casas”, explicou o defensor Murilo Breda.

As reuniões contaram com a participação dos prefeitos e vice-prefeitos respectivamente, Nazareno Souza Martins e Ana Maria Fermin de Melo (São Paulo de Olivença); José Augusto Barrozo Eufrásio e Evandro Lopes Nunes (Amaturá); Walder Ribeiro da Costa e Alberto Gomes Xavier (Santo Antônio do Içá); Sales de Oliveira e Suelem Lofiego Ribeiro (Tonantins).

Projeto Chafariz

Como forma de ampliar o acesso ao direito, a DPE-AM e o DSEI Alto Solimões buscam firmar convênios com as prefeituras para a construção de poços pelo denominado ‘Projeto Chafariz’.

O projeto federal, já existente em Plano Plurianual e conduzido pelo DSEI, tem a finalidade de instalar de forma gradativa poços na região. Com intermediação da Defensoria e parceria com as prefeituras, além do apoio material e técnico da equipe federal do DSEI, serão fornecidos materiais em âmbito local para a intensificação da instalação de mais poços.

“Ao se concretizar a pretensão da Defensoria Pública e do DSEI Alto Solimões, outras dezenas de comunidades, além das já previstas, poderão ser contempladas com o fornecimento de água potável antes mesmo do fim de 2021. Nos anos seguintes, igualmente, pretende-se aumentar consideravelmente o percentual de comunidades alcançadas, assegurando-se o direito constitucional à saúde e à vida”, concluiu o defensor Rodrigo Valle.

Fonte: DPE-AM

Leia mais

DNIT e portos da Região Norte: MPF sustenta ilegalidade de exigência técnica em pregão

O processo, um mandado de segurança, debate se a Administração pode excluir uma empresa de uma licitação com base em exigência que não consta...

Estado retoma plano de igualdade racial e revê capacitação policial no Amazonas

O Estado do Amazonas informou que retomará a construção do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial e que irá revisar a capacitação de...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Operadora de saúde indenizará paciente com câncer de próstata em R$ 7 mil após negar cobertura de exame

O Poder Judiciário potiguar condenou uma operadora de saúde por negar a realização de um exame de imagem a...

Justiça reconhece direitos da companheira de trabalhador morto em Brumadinho e fixa indenização em R$ 500 mil

A Justiça do Trabalho reconheceu o direito da companheira de um trabalhador que morreu aos 32 anos de idade...

Mulher que escorregou em tomate dentro de mercado receberá danos morais e materiais

A 2ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina decidiu que um supermercado deve indenizar uma consumidora que caiu dentro...

Conselho amplia poderes do FGC para socorrer banco antes da liquidação

As mudanças no estatuto do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) aprovadas na quinta-feira (22) peloConselho Monetário Nacional (CMN) permitem...