MPAM solicita a suspensão do concurso da Prefeitura de Barcelos até correção de falhas no edital

MPAM solicita a suspensão do concurso da Prefeitura de Barcelos até correção de falhas no edital

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) expediu uma recomendação à Prefeitura de Barcelos para a suspensão do concurso público devido a irregularidades na oferta de vagas para pessoas com deficiência e ausência de cotas raciais.

A recomendação foi realizada na tarde desta quarta-feira (21/08) pela promotora de Justiça Karla Cristina da Silva Reis, titular da Promotoria de Justiça de Barcelos.

Inclusão de reservas de vagas

A recomendação exige a inclusão de reserva de vagas para candidatos com deficiência, negros, pardos e indígenas, conforme as exigências legais.

Procedimentos claros para inscrição e avaliação

O MPAM requer a adoção de procedimentos claros para a inscrição e avaliação de pessoas com deficiência, além da definição de critérios objetivos para a comprovação de deficiência e das condições especiais oferecidas aos participantes.

A ação da promotoria se baseia em dispositivos legais que garantem a igualdade de oportunidades e a inclusão de grupos historicamente marginalizados, como o artigo 37 da Constituição Federal e a Lei nº 12.990/2014, que reserva 20% das vagas em concursos públicos para candidatos negros.

Estudo de impacto orçamentário

A recomendação solicita um estudo de impacto orçamentário para adequar o número de vagas às necessidades reais das repartições municipais, já que a previsão atual não cobre nem metade da demanda.

Termo de Compromisso

A recomendação do MPAM se fundamenta em um termo de compromisso firmado pelo prefeito de Barcelos, que exigia a realização de um estudo de impacto orçamentário e a atualização dos cargos vagos para o concurso público.

Denúncias

Foram recebidas denúncias de pessoas com deficiência alegando que o edital não estava cumprindo a legislação de reserva de vagas para essas pessoas.

Determinação

A Corregedoria do MPAM determinou a regularização da estrutura e do funcionalismo da Guarda Municipal nos municípios amazonenses, assegurando que o edital atenda aos requisitos legais para a Guarda Civil. O MPAM concedeu um prazo de 30 dias úteis para que a Prefeitura de Barcelos faça as devidas adequações no edital.

Caso a recomendação não seja atendida, o Ministério Público poderá ajuizar uma ação civil pública para suspender o concurso.

Com informações do MPAM

Leia mais

STJ confirma decisão que manteve, no Amazonas, candidato em concurso e com direito a novo TAF

O Superior Tribunal de Justiça confirmou a decisão que garantiu a um candidato ao cargo de aluno soldado da Polícia Militar do Amazonas o...

Bradesco Saúde é condenada por impor carência indevida em caso de portabilidade no Amazonas

A portabilidade de carências, prevista na regulamentação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), não pode ser esvaziada por cláusula contratual que imponha novo...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

STJ confirma decisão que manteve, no Amazonas, candidato em concurso e com direito a novo TAF

O Superior Tribunal de Justiça confirmou a decisão que garantiu a um candidato ao cargo de aluno soldado da...

Bradesco Saúde é condenada por impor carência indevida em caso de portabilidade no Amazonas

A portabilidade de carências, prevista na regulamentação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), não pode ser esvaziada por...

Polícia Federal mira rede que difundia vídeos de abuso sexual contra mulheres sedadas

A circulação de conteúdo sexual obtido mediante incapacidade da vítima transforma violência em produto e a internet em meio...

Mecanismo automático de antifraude não justifica bloqueio de conta essencial ao negócio, decide Justiça

A invocação abstrata de mecanismos antifraude não basta para manter o bloqueio integral de conta quando a medida compromete...