Magistrado do TJAM tem ensaio publicado em obra nacional sobre Processo Civil

Magistrado do TJAM tem ensaio publicado em obra nacional sobre Processo Civil

O ensaio intitulado “Ponderações sobre a (in)tangibilidade do corpo nos julgamentos proferidos pela Supremo Tribunal Federal”, produzido pelo magistrado amazonense Áldrin Henrique Rodrigues foi selecionado pelo professor-doutor Luiz Rodrigues Wambier, coordenador do curso de pós-graduação “stricto sensu” do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), para compor a obra “Processo Civil Brasileiro no contexto da Constituição Federal de 1988”, que será lançada oficialmente no próximo dia 06 de março, em Brasília.

O texto do juiz Áldrin Henrique é resultado da produção acadêmica que realiza no campo da pesquisa científica sobre Direito dentro do grupo de estudo que integra no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa – instituição que lhe conferiu o título de mestre em Direito Constitucional.

A publicação do IDP é composta por 30 artigos dissertados em mais de 600 páginas, e reúne estudos de mestrandos, doutorandos e pesquisadores com o objetivo de lançar diversos olhares sobre a Lei que regulamenta o processo judicial das relações particulares no Brasil, incluindo prazos, recursos, competência, tramitação e jurisprudência.

De acordo com o coordenador da publicação, o livro, que está em fase de pré-lançamento, é resultado do trabalho de discentes e participantes do grupo de pesquisa do Instituto Brasileiro de Ensino. “Eles muito me honram com suas contribuições para tantos debates em torno das questões constitucionais que incidem sobre o processo civil brasileiro”, destaca Wambier.

Em suas redes sociais, o professor Luiz Wambier, que é membro de várias entidades acadêmicas e autor dos livros “Liquidação da Sentença Civil” e “Curso Avançado de Processo Civil”, além de diversos artigos publicados em revistas jurídicas, nacionais e estrangeiras, externou gratidão por mais esta obra entregue ao debate jurídico. “Agradeço a todas e todos que tornaram possível a publicação deste livro. E muito especialmente a meus alunos e minhas alunas no programa de mestrado e doutorado do IDP, assim como a quem, mesmo no terrível tempo da pandemia, se dispôs a participar dos debates de nosso grupo de pesquisa. Agradecimento especial ao Ministro Gilmar Mendes, pela gentil apresentação.”, ressalta.

Sobre o livro:

A coletânea, intitulada “Processo Civil Brasileiro no contexto da Constituição Federal de 1988”, reúne estudos de 36 autores, oriundos dos cursos de mestrado, doutorados e de grupos de pesquisa do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Foi organizado pelo professor-doutor Luiz Rodrigues Wambier e tem apresentação do ministro Gilmar Mendes. O livro físico pode ser adquirido no site da @editorathoth.

Sobre o magistrado:

O juiz Áldrin Henrique Rodrigues é graduado em Direito pelo Ciesa, especialista em Processo Civil e Direito do Consumidor, e Mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Atualmente é juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas e do presidente do Colégio de Corregedores dos Tribunais do Brasil.

Com informações do TJAM

Leia mais

Justiça afasta postergações injustificadas e fixa data limite para retirada de flutuantes no Tarumã-Açu

A decisão prevê a suspensão de repasses de recursos ambientais ao Estado e ao Município até o efetivo cumprimento da sentença transitada em julgado. A...

Revelia não substitui prova técnica em ações revisionais de juros bancários, decide Câmara Cível

A ausência de contestação do banco não garante ao consumidor o direito automático à revisão contratual. Com esse entendimento, o Tribunal de Justiça do...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TRT reconhece assédio por acusação de atestado falso, mas reduz indenização

A caracterização do assédio moral no ambiente de trabalho pressupõe a demonstração de conduta patronal abusiva, apta a violar...

STF barra reativação de emendas canceladas e reafirma limites do processo orçamentário

O controle constitucional do processo orçamentário não admite a reativação de despesas públicas regularmente extintas, sem lastro em lei...

Justiça afasta postergações injustificadas e fixa data limite para retirada de flutuantes no Tarumã-Açu

A decisão prevê a suspensão de repasses de recursos ambientais ao Estado e ao Município até o efetivo cumprimento...

TJAC: Abatimento de pena pode ter redução declarada por doação de sangue

Juízo da Vara de Proteção à Mulher e Execuções Penais de Cruzeiro do Sul, do Tribunal de Justiça do...