A juíza de direito Clarissa Lino, titular da Vara Única da de Canutama/AM, realizou, na manhã da última terça-feira (20/05), uma inspeção judicial na residência de um idoso residente no município para verificar a real situação da pessoa. Conforme a magistrada, a inspeção se deu devido a uma ação judicial na área de Família.
A juíza esteve acompanhada da promotora de justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM), Maria Cynara Rodrigues Cavalcante; da Coordenadora Social do Creas de Canutama, Joelen Oitaiã da Silva Costa; e da servidora do TJAM em Canutama, Maria de Fátima Lopes Tibúrcio.
A magistrada destacou com que nos casos em que uma pessoa não pode se locomover o Tribunal de Justiça e os órgãos que compõem a Ação devem ir até o local para averiguar a real situação da pessoa.
“Verificamos que o idoso vive em uma situação muito delicada em uma residência muito humilde e em condições insalubres. Por isso fomos até o local para constatar inclusive com a presença da promotora de justiça e representante do Creas de Canutama”, disse a magistrada.
A visita permite observar o ambiente de vida do idoso, as condições da moradia, a presença de familiares ou cuidadores, e outros fatores que podem influenciar na sua vulnerabilidade, e que as informações verificas irão subsidiar os encaminhamentos processuais.
Com informações do TJAM