Um homem foi condenado a 63 anos de prisão por participar do assassinato de três jovens em Manaus. O crime aconteceu em 2018 e foi organizado por integrantes do chamado “tribunal do crime”, ligado à facção criminosa Comando Vermelho (CV). A sentença foi proferida na quinta-feira (03/07), após denúncia do Ministério Público do Amazonas (MPAM).
O condenado, Elielton Viana Barro, fazia parte do grupo que sequestrou, torturou e matou as vítimas com tiros, em uma área de mata do conjunto Tiradentes, no bairro Coroado, zona leste da cidade. Segundo a Polícia Civil, Elielton agiu junto com outras oito pessoas.
O promotor de Justiça Ney Costa Alcântara de Oliveira Filho, que representou o MP no julgamento, considerou a condenação uma resposta firme contra a criminalidade: “A sentença demonstra que os chamados ‘tribunais do crime’ não passam de uma farsa criminosa que será combatida com todo o rigor da lei. Não há jurisdição paralela no Brasil; apenas o Poder Judiciário tem competência para julgar. O Ministério Público seguirá implacável no combate às organizações criminosas que aterrorizam nossas comunidades”, afirmou.
A Justiça entendeu que o crime foi brutal e que Elielton teve participação direta nas mortes, por isso aplicou uma pena alta.