A temporada de 2026 de eleições presidenciais e legislativas ao redor do planeta começou no último domingo (11), com eleições legislativas no Benin, na África, e termina em 22 de dezembro, no Sudão do Sul, também no continente africano. Por meio do voto, até o final do ano, mais de 1,5 bilhão de pessoas espalhadas por todos os continentes irão às urnas buscando assegurar direitos básicos, ordem e progresso, em disputas eleitorais em cerca de 60 países.
Entre eles, estão as cidadãs e os cidadãos das maiores populações mundiais: Bangladesh, Brasil, Estados Unidos da América, Índia, Rússia, Etiópia e República Democrática do Congo. Alguns países realizarão eleições gerais, que definirão tanto o chefe do Poder Executivo quanto a distribuição de cadeiras em cada um dos respectivos parlamentos – é o caso, por exemplo, do Brasil, da Suécia e de Israel. Outros irão às urnas em eleições exclusivamente legislativas, para escolher parlamentares, como no caso dos Estados Unidos e da Austrália.
Américas
Nas Américas (do Sul, Central e do Norte), cinco países latino-americanos vão eleger presidentes e legisladores: Brasil, Colômbia, Costa Rica, Peru e Haiti. As eleições costa-riquenhas são as primeiras a ocorrer no continente, no dia 1º de fevereiro, quando os eleitores da nação escolherão o novo chefe de Estado, dois vice-presidentes e os 57 membros da Assembleia Legislativa do país.
No Brasil, quarta maior democracia do mundo, as Eleições Gerais de 2026 acontecerão no dia 4 de outubro, em 1º turno. Mais de 150 milhões de eleitoras e eleitores vão escolher o presidente da República, governadores e senadores, bem como deputados federais, estaduais e distritais. Caso haja eventual 2º turno, ele será realizado em 25 de outubro.
Em 3 de novembro, os Estados Unidos da América (EUA) realizarão as eleições legislativas de meio de mandato – conhecidas como midterms –, com a renovação da Câmara dos Representantes (435 cadeiras) e de parte do Senado (35 das 100 cadeiras).
Europa
O calendário eleitoral europeu começa neste domingo, 18 de janeiro, com as eleições presidenciais em Portugal. Na Europa, ao longo do ano, também haverá eleições na Armênia, na Bulgária, na Bósnia e Herzegovina, no Chipre, na Dinamarca, na Eslovênia, na Hungria, na Letônia, na Rússia e na Suécia, entre outros países.
África
Vários países africanos terão eleições em 2026, entre eles Uganda, República do Congo, Líbia, Cabo Verde, Camarões, Etiópia, Argélia, Zâmbia, São Tomé e Príncipe, Marrocos, Gâmbia e Sudão do Sul.
Ásia
Já no continente asiático, haverá eleições na Índia, na Tailândia, em Bangladesh, no Nepal e no Vietnã, bem como no Líbano, em Israel, em Bahrein e no Iraque, localizados no Oriente Médio, região composta de países e territórios da Ásia Ocidental.
Oceania
Na Oceania, países como Austrália, Fiji, Nova Zelândia e outros territórios insulares, como Nova Caledônia, Niue e Ilhas Cook, também integram o calendário eleitoral de 2026.
Confira algumas datas das Eleições de 2026 no mundo:
Janeiro
Dia 15: Uganda (presidencial e legislativa)
Dia 18: Portugal (presidencial)
Fevereiro
Dia 1º: Costa Rica (presidencial e legislativa)
Dia 12: Bangladesh (legislativo e primeiro-ministro)
Março
Dia 8: Colômbia (legislativo)
Dia 15: Vietnã (legislativo)
Dia 21: Austrália (legislativo)
Dia 22: Eslovênia (legislativo) e República do Congo (presidencial)
Abril
Dia 12: Peru (presidencial e legislativa) e Hungria (legislativa e primeiro-ministro)
Maio
Dia 7: Escócia (legislativa e primeiro-ministro)
Dia 31: Colômbia (presidencial)
Junho
Dia 1º: Etiópia (eleições gerais)
Agosto
Dia 13: Zâmbia (presidencial e legislativa)
Dia 30: Haiti (presidencial e legislativa) e Estônia (eleições gerais)
Setembro
Dia 13: Suécia (legislativa e primeiro-ministro)
Outubro
Dia 3: Letônia (legislativa)
Dia 4: Brasil (eleições gerais)
Dia 27: Israel (legislativa e primeiro-ministro)
Novembro
Dia 3: Estados Unidos da América (legislativa)
Dezembro
Dia 19: Nova Zelândia (legislativo e primeiro-ministro)
Dia 22: Sudão do Sul (eleições gerais)
A definir
Alguns países ainda vão definir quando farão eleições, embora haja a previsão de que sejam realizadas em 2026. São eles: África do Sul, Argélia, Dinamarca, Índia, Iraque, Nicarágua e Rússia, entre outros.
Com informações do TSE
