DPE realizará mutirão de atendimentos jurídicos em comunidades rurais de Coari/AM

DPE realizará mutirão de atendimentos jurídicos em comunidades rurais de Coari/AM

A expectativa é que a DPE-AM atenda mais de 400 pessoas em Izidoro, Lauro Sodré e outras localidades

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) promove, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, das 8h às 14h, o mutirão “Defensoria Tá na Área” em Coari (distante 363 quilômetros de Manaus), com atendimentos jurídicos gratuitos voltados às comunidades rurais do município. A ação vai ocorrer nas comunidades em Izidoro e Lauro Sodré, atendendo também povoados próximos, que serão deslocados até as localidades para receber assistência.

A estimativa da DPE-AM é que mais de 400 pessoas sejam alcançadas nos dois dias de ação.

De acordo com o defensor público Thiago Cordeiro, responsável pelo Polo de Coari, serão prestados atendimentos nas áreas de família, previdenciária, retificação de documentos e possessória, entre outras demandas que surgirem. “É uma infinidade de ações. A pessoa pode nos procurar sem agendamento, basta chegar. Todos serão atendidos, desde que comprovem hipossuficiência”, explicou.

Documentos e suporte
Segundo o defensor, cada serviço ofertado exige alguns tipos de documentos; para casos de família, por exemplo, podem ser necessários registros de nascimento ou casamento; já em processos previdenciários, documentos pessoais e vínculos de trabalho.

“A orientação é que cada pessoa leve tudo que tiver relacionado ao caso para facilitar a análise e acelerar o atendimento”, esclareceu o defensor.

O mutirão em Coari é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que garantiu apoio logístico com transporte fluvial e alimentação para as equipes. Também foram acionadas a Secretaria da Casa Civil e a Secretaria de Saúde, além da colaboração de órgãos como o Cartório e o Cadastro Único.

Além do suporte jurídico, a iniciativa terá serviços complementares, como emissão de documentos, orientações sociais e atividades de cidadania, incluindo serviços básicos de beleza e cuidados pessoais.

Cidadania no interior
Segundo Thiago Cordeiro, o maior desafio da Defensoria no interior é garantir acessibilidade a quem vive longe da sede municipal.

“No Amazonas, muitas pessoas não conseguem se deslocar até a cidade por causa da distância e dos custos. Nosso objetivo é ir até essas comunidades, levar cidadania e resolver, desde problemas simples, até situações mais complexas”, destacou.

No mutirão, os serviços ofertados serão: pensão alimentícia; guarda; divórcio; reconhecimento e dissolução de união estável; curatela; retificação e restauração de registros públicos; registro tardio (nascimento e óbito); investigação de paternidade, previdenciário; entre outros.

Os atendimentos acontecem por ordem de chegada.

Fonte: Comunicação Social da DPE-AM

Leia mais

MPAM divulga resultado dos recursos da prova discursiva; lista final de aprovados sai nesta sexta (12/12)

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), disponibilizou o resultado do julgamento dos...

Banco é condenado após cliente sofrer golpe da falsa central de atendimento em Manaus

Contrato de empréstimo fraudulento realizado por meio do “golpe da falsa central de atendimento", em que terceiros usam de informações sensíveis e mascaram o...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

MPAM divulga resultado dos recursos da prova discursiva; lista final de aprovados sai nesta sexta (12/12)

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), disponibilizou...

Banco é condenado após cliente sofrer golpe da falsa central de atendimento em Manaus

Contrato de empréstimo fraudulento realizado por meio do “golpe da falsa central de atendimento", em que terceiros usam de...

STF deixa votação do marco temporal para ano que vem

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou nesta quinta-feira (11) a fase de sustentações das partes envolvidas em quatro processos...

TRT-MG confirma justa causa de técnica de enfermagem por falha em procedimento de hemodiálise

A Justiça do Trabalho confirmou a dispensa por justa causa de uma técnica de enfermagem que trocou materiais de...