DPE-AM alerta para golpes aplicados com o nome da instituição e reforça atendimento gratuito

DPE-AM alerta para golpes aplicados com o nome da instituição e reforça atendimento gratuito

Nome e fotos de defensores estão sendo usados por pessoas mal-intencionadas para extorquir assistidos

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) vem recebendo uma série de denúncias de assistidos que são abordados com supostas cobranças por processos em andamento junto à instituição. Toda cobrança do tipo é golpe, já que todos os atendimentos são gratuitos.

Uma das vítimas recebeu uma mensagem via WhatsApp em setembro do ano passado com informações pessoais, o número do processo aberto pela assistida com a DPE-AM e ainda um documento falso com a marca do Tribunal de Justiça do Amazonas. A mensagem era uma espécie de comunicado fraudulento que cobrava o valor de R$ 4.999,75 para que ela desse andamento na ação judicial. Ela pagou e, quando percebeu que era um golpe, registrou o caso na Delegacia Virtual do Amazonas.

Outro caso envolve ainda o uso da imagem de uma defensora pública e a cobrança de R$ 1.000,00. O assistido recebeu uma mensagem via WhatsApp, mas, dessa vez, de alguém que se passava pela defensora responsável pelo processo dele na instituição.

O Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, lamentou que o nome da Defensoria Pública esteja sendo usado com o objetivo de prejudicar os assistidos e reforçou que não há nenhum tipo de cobrança para qualquer um dos procedimentos realizados pela instituição.

“Tomamos todas as medidas internas necessárias para minimizar o número de vítimas que acabam caindo nesse tipo de golpe, mas, infelizmente, sempre somos surpreendidos com mais e mais casos. Chegamos a reforçar os controles de segurança de dados, mas as informações obtidas pelos criminosos estão disponíveis de outras formas, facilmente acessíveis na internet. É importante que as pessoas desconfiem sempre se houver um contato estranho pelo celular e entrem em contato com as unidades da Defensoria em caso de dúvida”, disse o DPG.

A Defensoria Pública do Amazonas tem um número oficial para que a população entre em contato: 98559-1599 e o 129. Além disso, no site https://defensoria.am.def.br, na aba “Locais de Atendimento”, estão disponíveis todos os números usados pelas unidades ao longo do atendimento.

Leia mais

STJ valida escutas telefônicas e mantém condenação por associação ao tráfico no Alto Solimões

O Superior Tribunal de Justiça manteve a sentença de réu  condenado no Amazonas por associação para o tráfico de drogas ao negar provimento a...

Cobrança de juros abusivos causa dano moral e banco deve indenizar, define TJAM

Primeira Câmara Cível reconheceu que taxas superiores à média de mercado violam o dever de informação e configuram abuso contra o consumidor. O Tribunal de...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TN-SP mantén condenação de homem por roubo de remédios de emagrecimento

A 7ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 3ª Vara Judicial...

Justiça determina devolução de veículo negociado em golpe do falso intermediário

A 1ª Vara Cível de Brasília determinou a restituição de veículo ao antigo proprietário, após reconhecer a nulidade de...

Salão deve indenizar consumidora por prejuízos na aplicação de mega hair

O 3º Juizado Especial Cível de Taguatinga condenou salão de beleza a indenizar consumidora por falha na prestação de...

Intermediadora de trabalho temporário deve calcular cota de pessoas com deficiência sobre todos os empregados

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho decidiu que a Sé Assessoria de Recursos Humanos Ltda., de Curitiba...