Dono de pit bull solto na rua é preso após o animal atacar uma criança de três anos

Dono de pit bull solto na rua é preso após o animal atacar uma criança de três anos

Era para ser um passeio tranquilo no Centro de Navegantes, mas virou uma cena de horror. Uma mãe e as suas duas filhas passavam pelo ginásio de esportes da cidade quando resolveram se sentar em um banco na praça em frente. Segundo o relato da família, um cachorro da raça pit bull estava solto no local e atacou a criança de apenas três anos. Ela foi mordida no rosto e no pescoço e só conseguiu se livrar do animal porque a mãe pediu socorro e um cidadão segurou o cachorro. Ao saber do caso por meio de denúncias da população, o Promotor de Justiça imediatamente orientou a Polícia Militar para proceder às buscas pelo dono do animal e prender o homem em flagrante.

O suspeito vai responder por lesão corporal contra criança e por omissão de cautela na guarda de animal perigoso, infrações penais que podem ensejar pena de prisão de até oito anos, a depender da gravidade das lesões causadas.

O Promotor de Justiça lembra que já foram realizadas campanhas para alertar sobre os riscos decorrentes da falta de cuidado na guarda e na condução desses animais perigosos em vias públicas. O representante do Ministério Público adverte que “a Polícia Militar em Navegantes foi orientada a agir com máximo rigor para evitar que cães de temperamento agressivo ou de grande porte possam causar uma tragédia na cidade”.

É importante lembrar que, por força de lei estadual, os animais da raça pit bull somente podem ser conduzidos nas vias públicas por pessoas maiores de 18 anos e devem estar equipados com focinheira e guia com enforcador.

Casos semelhantes acompanhados pela 3ª Promotoria de Justiça

Desde 2023, já foram registrados cerca de 20 casos de cachorros perigosos soltos nas ruas. As medidas adotadas contra os donos desses animais resultaram em acordos para o pagamento de mais de R$ 20 mil em indenizações para as vítimas, oito denúncias criminais e duas condenações.

Com informações do MPSC

Leia mais

STJ: Mulher vítima de agressões domésticas reiteradas sofre danos que vão além do tipo penal do crime

STJ reconhece que a reiteração das agressões e o trauma psicológico justificam o aumento da pena-base por refletirem maior reprovabilidade da conduta e consequências...

Estado não pode ser cobrado por promoções de servidor já aposentado, define Justiça

Na prática, a decisão expõe a existência de uma verdadeira ‘cortina’ que separa as obrigações financeiras do Estado: de um lado, o ente público...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

STF invalida norma que criou cargos em comissão na Justiça de Goiás

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional parte de uma lei de Goiás que criou 96 cargos em comissão...

Crime da mala: Justiça aceita denúncia contra homem acusado de desmembrar corpo da namorada

A Justiça aceitou, nesta segunda-feira (3/11), a denúncia contra Ricardo Jardim, de 66 anos, acusado de matar e desmembrar...

Casal é julgado em Porto Alegre por morte da filha de 1 ano e 8 meses

Começou nessa segunda-feira (3/11), na 1ª Vara do Júri do Foro Central de Porto Alegre, o julgamento de um...

Prefeito e ex-prefeito de Gramado são condenados por improbidade na gestão do Natal Luz

A 2ª Vara Judicial da Comarca de Gramado condenou o atual prefeito Nestor Tissot, o ex-prefeito Pedro Bertolucci e...