Dia Nacional do Voluntariado: mesárias e mesários voluntários foram maioria nas Eleições 2024

Dia Nacional do Voluntariado: mesárias e mesários voluntários foram maioria nas Eleições 2024

No Dia Nacional do Voluntariado, a Justiça Eleitoral (JE) celebra uma nova fase em sua história: o número de mesárias e mesários que escolheram, de forma espontânea e cidadã, atuar nas Eleições Municipais de 2024 superou o de convocados não voluntários já no 1º turno do pleito. Segundo as estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 1.259.117 (55%) cidadãs e cidadãos se voluntariaram para atuar nas seções eleitorais em 2024, superando os 1.056.392 (45%) convocados nos dois turnos do último pleito.

O crescimento do engajamento voluntário também foi constatado no comparecimento, com 1.229.268 mesárias e mesários voluntários (53%) presentes nos dias de votação, uma disputa acirrada com os 1.031.201 não voluntários (47%) que atuaram nos dois turnos da eleição.

O marco de 2024 coroa uma tendência de crescimento constante na participação dos mesários voluntários ao longo dos últimos pleitos. Em 2016, eles representavam apenas 21% do total de nomeados para atuar nos dois turnos daquela eleição. Essa proporção saltou para cerca de 45% em 2020 e, agora, ultrapassou a metade dos mesários já no 1º turno de 2024.

Nas eleições gerais, que também envolvem a votação de brasileiros no exterior, o avanço foi igualmente notável. O percentual de voluntários entre os mesários cresceu de 23%, em 2018, para 47%, em 2022, consolidando o voluntariado como importante via de recrutamento dentro e fora do país.

Esse cenário reafirma a importância das campanhas de incentivo ao voluntariado promovidas pela Justiça Eleitoral, que têm despertado na população brasileira um sentimento de pertencimento e responsabilidade com a democracia.

Quero me voluntariar

O processo para se voluntariar é simples: acesse o Canal do Mesário e confira o passo a passo para inscrição. Vale lembrar que só é possível se candidatar para a zona eleitoral em que está cadastrado o seu título de eleitor. Na página criada especialmente para quem quer trabalhar ou já trabalha como mesária ou mesário, você pode tirar todas as dúvidas sobre a função.

Funções do mesário

As funções desses colaboradores da Justiça Eleitoral vão desde controlar o fluxo na seção eleitoral, que começa com a chegada dos eleitores e a organização da fila, até a conferência de documentos de identificação do eleitor no caderno de votação. As mesárias e os mesários também preenchem um documento chamado de ata de votação e da mesa receptora, no qual devem ser registradas todas as ocorrências ao longo do dia de eleição.

Vantagens

Além de poderem contribuir para a lisura do processo eleitoral e democrático do país, as mesárias e os mesários convocados têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e acompanhar de perto a realização das eleições brasileiras.

O trabalho não é remunerado, mas há boas vantagens para incentivar eleitoras e eleitores a se candidatarem à função: direito a dois dias de folga no trabalho por cada dia atuando na eleição; auxílio-alimentação para o dia da votação; créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os tribunais regionais eleitorais; e vantagem no desempate em concursos públicos, se houver previsão em edital.

Importante: as folgas devem ser negociadas com a empresa, o órgão ou a instituição em que a mesária ou o mesário estiver trabalhando na época da eleição.

Com informações do TSE

Leia mais

Justiça rejeita ANPP e mantém curso da ação penal contra blogueira considerada foragida

A Justiça do Amazonas rejeitou a homologação de um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), em favor da blogueira Rosa Ibere Tavares Dantas, em...

Caso Benício: derrubada de salvo-conduto é oficialmente comunicada à Polícia Civil do Amazonas

O Tribunal de Justiça do Amazonas comunicou oficialmente à Polícia Civil a revogação do salvo-conduto concedido à médica investigada no caso da morte do...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

CNJ aprova criação da Certidão Nacional Criminal

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou por unanimidade, na terça-feira (9/12), resolução que institui a Certidão...

STF retoma julgamento do marco temporal na segunda-feira

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai retomar na próxima segunda-feira (15) o julgamento do marco temporal para demarcação de...

Mendes pede retomada virtual do julgamento do marco temporal

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu nesta sexta-feira (12) ao presidente da Corte, Edson Fachin,...

Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a decisão do ministro Alexandre de Moraes que anulou...