Corregedor de Justiça acompanha 1º Exame Nacional de Cartórios em Brasília

Corregedor de Justiça acompanha 1º Exame Nacional de Cartórios em Brasília

Para Mauro Campbel, Corregedor Nacional de Justiça, além de padronizar o exame e buscar os candidatos mais bem qualificados para atender melhor os cidadãos, o Enac traz mais transparência ao processo de concursos para os cartórios.

O corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, esteve neste domingo (27) no colégio Marista, em Brasília (DF), para acompanhar a abertura dos portões na primeira edição do Exame Nacional dos Cartórios (Enac).

Campbell ressaltou que a prova é mais um fator inovador na gestão do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a exemplo do Exame Nacional da Magistratura (Enam). “O Conselho Nacional de Justiça foi protagonista nesse aspecto. O Enac vem para uniformizar os procedimentos de seleção para quem quer acessar os cartórios”, avaliou.

Para o ministro, além de padronizar o exame e buscar os candidatos mais bem qualificados para atender melhor os cidadãos, o Enac traz mais transparência ao processo de concursos para os cartórios.

“A ideia é que possamos dar ao contribuinte a oportunidade de fazer sempre do Judiciário a última forma de litigar e resolver todos os problemas domésticos mais próximos do cidadão, diretamente nos cartórios brasileiros”, avaliou o corregedor.

O 1º Exame Nacional dos Cartórios acontece das 14h às 19h, em todo o país. Os portões fecham às 13h30, horário de Brasília.

Agência CNJ de Notícias

Leia mais

STF: dentro ou fora do polo, crédito de IPI integra o regime fiscal da Zona Franca de Manaus

A política fiscal da Zona Franca de Manaus foi concebida como um sistema integrado de incentivos voltado ao desenvolvimento regional, e não como um...

TJAM limita anulação de concurso da Câmara de Manaus e mantém três cargos válidos

A anulação integral de concurso público, quando fundada em recomendação ministerial e suspeitas de irregularidades, não afasta o controle judicial sobre a extensão da...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

STF redistribui caso Banco Master após saída de Dias Toffoli da relatoria

O Supremo Tribunal Federal decidiu, por unanimidade, redistribuir a relatoria dos processos relacionados ao Banco Master após o ministro...

Projeto tipifica fraude em concursos públicos com pena de até 8 anos de reclusão

O Projeto de Lei 4992/25 cria um tipo penal específico para a fraude em concursos públicos, processos seletivos e...

Câmara dos Deputados pode votar projeto que quebra a patente de canetas emagrecedoras

O Plenário da Câmara dos Deputados pode analisar o Projeto de Lei 68/26, que declara de interesse público o...

Caso Master: Fachin convoca ministros para tratar de menções a Toffoli

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, convocou uma reunião com ministros da Corte para tratar do...