Corregedor acompanha processo de adoção de crianças do interior do Estado por casal italiano

Corregedor acompanha processo de adoção de crianças do interior do Estado por casal italiano

A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM), por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejaia), está acompanhando um processo de adoção envolvendo um casal italiano e duas irmãs amazonenses, uma com 9 anos e outra com 12 anos.

O processo começou há um ano e meio quando os pretendentes habilitados pelo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Franca e Tommaso, residentes na Itália, foram vinculados pelo sistema às crianças amazonenses e, através do Serviço Regional para Adoção Internacional – Região Piemonte (Servizio Regionale Per Le Adozioni Internazionali – Regione Piemonte)/organismo estrangeiro italiano, concretizam a adoção.

Hoje o casal e as crianças estão no estágio da convivência e na última segunda-feira (10/6) foram recebidos em Manaus pelo corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, com a presença da equipe da Cejaia, na sede do órgão, para uma conversa sobre o andamento do processo, com tradução.

O desembargador enfatizou a importância do acompanhamento feito pela Corregedoria desses processos e lembrou que “a adoção é um ato de amor que transforma vidas”. “É especialmente gratificante ver a adoção tardia (de crianças maiores e adolescentes) sendo concretizada e divulgá-la também é uma forma que vemos como um incentivo para que outras pessoas possam pensar nessa possibilidade, pois precisamos sensibilizar os pretendentes habilitados à adoção a buscarem esse outro perfil”, comentou o corregedor.

 “Estes processos são fundamentais para proporcionar a estas crianças uma nova oportunidade de vida, um futuro promissor e o mais importante para elas que é ter uma família”, completou o magistrado, que também preside a Cejaia e é o administrador estadual do SNA, definiu.

Também participaram da reunião, na sede da CGJ, a secretária da Cejaia, Alessandra Maddy Figliuolo; o chefe de Gabinete da Corregedoria, Sérgio Amorim; e o servidor Rayjckaard Muhamed, da Cejaia.

Estatística do SNA

De acordo com a página do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), atualmente 4.799 crianças e adolescentes estão disponíveis para adoção em todo o País. Desses, 3.315 têm entre 8 e mais de 16 anos, conforme a estatística da faixa etária do SNA.

“Os dados demonstram a importância e a necessidade de incentivarmos a adoção, conforme o ordenamento legal. Por trás desses números estão meninos e meninas com esperanças e sonhos por uma vida com amor, carinho e acolhimento. Esse processo que a Corregedoria vem realizando o acompanhamento impacta também no sentido de que vai estimular e encorajar outras pessoas a considerarem a adoção, de modo a alcançar essas crianças e adolescentes”, enfatizou Alessandra Maddy Figliuolo.

A última adoção internacional concretizada com o acompanhamento da Corregedoria do Amazonas, através da Cejaia, ocorreu há três anos. “Este novo caso reforça a importância do trabalho contínuo da Comissão Judiciária de Adoção Internacional do Amazonas em colaborar para que mais crianças tenham a chance de encontrar lares amorosos em outros países”, disse Rayjckaard Muhamed, da Cejaia.

Processo

Atualmente, o casal e as meninas estão concluindo o estágio de convivência, com permanência em solo brasileiro por no mínimo 30 dias. Um dos desafios é a barreira linguística, já que o casal não fala português. E Franca ressaltou o papel das meninas nessa comunicação: “Quando não conseguimos entender alguma coisa, elas, através de gestos, vão tentando nos ajudar a compreender, desde o primeiro dia sentimos esse laço de amor”, disse.

O casal vive e trabalha no Sul da Itália. Eles desejavam ter filhos, com o grande sonho de ter uma família e optaram pela adoção de crianças brasileiras após conversas com o organismo estrangeiro – Serviço Regional para Adoção Internacional de Piemonte -, e consolidaram o propósito da adoção internacional. No Amazonas, o caso tem recebido a colaboração de Maria de Fátima de Oliveira Gomes Farias, representante da entidade italiana que tem realizado o acompanhamento, orientações e intermediações com as autoridades brasileiras.

“Fizemos videochamadas e quando nos vimos pessoalmente foi um momento muito belo, que não sabemos nem descrever, uma sensação emocionante. Estamos muito felizes e esperamos proporcionar uma vida bem melhor para elas na Itália”, compartilhou Franca, elogiando a cordialidade e o trabalho dos servidores da Cejaia e do juízo de origem que também participou de toda a preparação das crianças amazonenses.

Processos em andamento

A Cejaia encontra-se com sete processos de adoções internacionais em andamento, “concluindo o primeiro semestre de 2024 na certeza do empenho da Corregedoria em concretizar essa adoção internacional, e logo mais, outros dois grupos de irmãos irão para Itália e Estados Unidos”, acrescentou a servidora Juliana Villarim, da Cejaia, complementando: “Adotar é acreditar que a história é mais forte que a hereditariedade, que o amor é mais forte que o destino”.

Com informações TJAM

Leia mais

Águas de Manaus, em obras, avança rua, quebra calçada de consumidor e deve indenizar, fixa Justiça

A concessionária de serviço público tem o dever de indenizar sempre que o consumidor sofre prejuízos causados por falhas em obras ou na prestação...

Cancelamento de passagem aérea garante reembolso integral, fixa Justiça do Amazonas

O direito de arrependimento previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor e no artigo 11 da Resolução n.º 400/2016 da Agência...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

STF equipara pena do estupro de vulnerável cometido por militares à prevista no Código Penal comum

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para reconhecer a inconstitucionalidade da redução de pena prevista no Código Penal...

STF reforça vigilância externa da casa de Bolsonaro e autoriza vistorias em veículos para evitar fuga

Por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Penal do Distrito Federal deverá realizar...

Investigação de prefeito dispensa autorização prévia do Judiciário, fixa STJ

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça reafirmou que a investigação criminal de autoridade com foro por prerrogativa...

Famílias de 63 vítimas da ditadura recebem atestado de óbito corrigido

“Morte não natural, violenta, causada pelo Estado brasileiro no contexto da perseguição sistemática à população, identificada como dissidente política...