Benjamin Constant e Rio Preto da Eva terão sedes próprias do Ministério Público do Amazonas

Benjamin Constant e Rio Preto da Eva terão sedes próprias do Ministério Público do Amazonas

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) dará um passo significativo para o fortalecimento da sua presença no interior. Os municípios de Benjamin Constant e Rio Preto da Eva ganharão sedes próprias, em terrenos doados pelas respectivas prefeituras, com anuência do Legislativo municipal. Atualmente, as promotorias de Justiça funcionam dentro dos fóruns de Justiça.

A iniciativa é resultado de parcerias institucionais que fortalecem a infraestrutura pública e facilitam a instalação definitiva do MPAM em espaços próprios, garantindo maior eficiência administrativa e melhores condições de atendimento à população.

Em Benjamin Constant, o prefeito Semeide Porto oficializou a doação de uma área de 600 m² para a construção da nova sede. Em Rio Preto da Eva, a prefeita Maria do Socorro Fontinele destinou um terreno de 870 m², onde será erguida a unidade do Ministério Público.

Com a doação das áreas, o MPAM dará início à elaboração dos projetos arquitetônicos, que já estão em fase de confecção pelo setor de engenharia. As futuras instalações representarão maior eficiência administrativa e melhoria nas condições de trabalho para promotores, servidores e para a população que busca os serviços do MP.

Os projetos arquitetônicos estão em fase de elaboração pelo setor de Engenharia do MPAM e devem seguir o mesmo padrão arquitetônico, estrutural e funcional da sede inaugurada recentemente em Manacapuru, projetada no conceito Green Building. O modelo prevê ampla iluminação natural, ventilação cruzada, telhado verde, sistema de energia solar, reaproveitamento de água e áreas bem distribuídas, que incluem, além dos gabinetes, brinquedoteca, sala de audiências, apoio administrativo, protocolo, sala técnica, salas de arquivo e auditório.

Ao falar sobre as doações dos terrenos, a procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Nascimento Albuquerque, ressaltou o compromisso da gestão com a modernização da estrutura no interior. “Estamos levando sedes próprias para os municípios, com espaços adequados, que vão garantir mais dignidade aos promotores, servidores e à sociedade. É um passo importante para fortalecer a presença do Ministério Público em todo o Amazonas”, ressaltou.

Fonte: Comunicação Social do MPAM

Leia mais

FGV e TJAM convocam aprovados para terceira etapa do concurso de juiz substituto

Publicação no Diário da Justiça Eletrônico traz também retificação sobre pontuação de título de doutorado, que passa a valer dois pontos. A Comissão do Concurso...

Justiça reforça que matrícula com nome civil não afasta dever de uso do nome social de aluna

O 2.º Juizado Especial Cível de Manaus condenou uma instituição de ensino superior a atualizar o nome social de uma estudante em todos os...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

FGV e TJAM convocam aprovados para terceira etapa do concurso de juiz substituto

Publicação no Diário da Justiça Eletrônico traz também retificação sobre pontuação de título de doutorado, que passa a valer...

Justiça reforça que matrícula com nome civil não afasta dever de uso do nome social de aluna

O 2.º Juizado Especial Cível de Manaus condenou uma instituição de ensino superior a atualizar o nome social de...

Comissão da Mulher aprova texto que proíbe vítima de violência de pagar pensão ao agressor

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei com o objetivo...

Sancionada lei que amplia acesso de agricultores familiares ao Garantia-Safra

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei 15.236/25, que facilita o acesso de...