Banco de Candidatos do Concurso Unificado terá mais de 13 mil vagas

Banco de Candidatos do Concurso Unificado terá mais de 13 mil vagas

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) terá um modelo de seleção inédito, que formará um banco de candidatos aprovados em lista de espera, para futuras convocações.

A medida aumentará as chances de convocações de candidatos aprovados entre os mais de 2,11 milhões de inscritos.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reafirmou, nesta sexta-feira (9), que cada um dos oito blocos temáticos do concurso terá um banco de aprovados com o dobro do número de vagas imediatas do respectivo bloco previstas no edital inicial do certame.

O chamado Enem dos Concursos prevê a possibilidade de contratação imediata de 6.640 aprovados para diversos cargos, com exigência de níveis médio, técnico e superior de escolaridade, em 21 órgãos da administração pública.

Com a adoção do modelo de banco de candidatos aprovados, ao todo, serão mais de 13.280 classificados para compor o banco de candidatos.

Lista de espera

O inédito banco de candidatos aprovados em lista de espera irá classificar os candidatos que, após a soma das notas nas provas objetivas, discursivas e nas provas de títulos, estiverem classificados até o limite de duas vezes o número de vagas imediatas do bloco temático.

A ordem na lista de espera obedecerá as notas mais altas obtidas pelos aprovados.

De acordo com o edital, no momento da inscrição, cada candidato pode concorrer a três cargos, desde que seja parte do mesmo bloco. O candidato também escolhe a ordem de preferência dos três cargos.

Por isso, o ranqueamento dos candidatos dentro do banco de aprovados levará em consideração esses cargos e as especialidades escolhidas.

O número de vagas em cada um dos oito blocos, conforme o edital é:

·     Bloco 1: 727 vagas imediatas e 1.454 outros candidatos ficarão classificados no banco de candidatos aprovados em lista de espera;

·     Bloco 2: 597 vagas imediatas e outros 1.194 candidatos ficarão classificados no banco;

·     Bloco 3: 530 vagas imediatas e outros 1.060 candidatos ficarão classificados no banco;

·     Bloco 4: 971 vagas imediatas e outros 1.942 candidatos ficarão classificados no banco;

·     Bloco 5: 1.016 vagas imediatas e outros 2.032 candidatos ficarão classificados no banco;

·     Bloco 6: 359 vagas imediatas e outros 718 candidatos ficarão classificados no banco;

·     Bloco 7: 1.748 vagas imediatas e outros 3.496 candidatos ficarão classificados no banco;

·     Bloco 8: 692 vagas imediatas e outros 1.384 candidatos ficarão classificados no banco.

Total: 13.280 pessoas no banco de candidatos.

Cálculo

O ministério explicou que quem, por exemplo, em um primeiro momento, não tiver nota suficiente para passar na primeira opção de cargo, sinalizada no momento da inscrição, poderá atingir a nota mínima para entrar no seu segundo cargo prioritário. Mesmo assim, ainda seguirá no banco de candidatos para a primeira opção e tem chance de ser chamado, posteriormente, ainda que tenha assumido o cargo que foi sua segunda opção.

Quem for contratado para sua terceira vaga de preferência, por exemplo, pode se manter no banco de candidatos para a sua primeira e segunda vagas escolhidas como prioritárias no momento da inscrição, tendo chance de ser convocado para ocupar posições melhores que surjam futuramente, se atingir os pré-requisitos.

O assessor do Gabinete da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do ministério e membro do Grupo Técnico Operacional do CPNU, Pedro Assumpção Alves, explica que as pessoas terão notas e posições diferentes para cada cargo ranqueado dentro do bloco temático escolhido na inscrição.

“O candidato concorre a todas as vagas em que se inscreveu dentro do bloco. A classificação depende de ele atingir as notas mínimas de cada cargo e estar classificado dentro do quantitativo estipulado para o banco, que é de duas vezes o número de vagas imediatas do bloco temático”, informou o integrante do Grupo Técnico Operacional do CPNU Pedro Assumpção Alves.

Convocações

As novas convocações para os cargos previstos neste concurso poderão ser feitas a cada 6 meses ou conforme a necessidade e o fluxo de liberação e desocupação dos cargos.

Também há a possibilidade das pessoas que estão no banco de candidatos em lista de espera serem chamadas a assumir vagas temporárias no serviço público federal. Caso o candidato assuma uma vaga temporária, ele seguirá no Banco de Candidatos, aguardando possíveis vagas efetivas, sem perder sua classificação.

Concurso Unificado

A aplicação das provas do concurso unificado do governo federal foi remarcada para 18 de agosto, após adiamento autorizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos em maio devido à situação de calamidade provocada pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, entre os meses de abril e maio.

As remunerações variam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71.

A banca organizadora do certame é a Fundação Cesgranrio.

O Cartão de Confirmação de Inscrição dos candidatos, com os locais de prova do certame, está disponível desde quarta-feira (7) na Área do Candidato, mesma página da Internet em que a pessoa fez a inscrição no certame.

Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta do portal único de serviços digitais do Governo Federal, o Gov.br.

Com informações da Agência Brasil

Leia mais

Defensorias divergem em ação sobre operações de destruição de balsas no Rio Madeira

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região analisa recurso que revela divergências entre a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE/AM) e a Defensoria...

Mulher descobre vínculo fantasma e Justiça do Trabalho homologa acordo em Roraima

Uma mulher ingressou com ação na Justiça do Trabalho após descobrir que estava registrada como funcionária de uma empresa localizada em Boa Vista (RR),...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Maioria do STF condena Cid por tentativa de abolição da democracia

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (10) pela condenação de Mauro Cid, ex-ajudante...

Fux vota pela absolvição de ex-comandante da Marinha Almir Garnier

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (10) pela absolvição do ex-comandante da Marinha...

Fux afasta responsabilidade de Bolsonaro e ex-ministros por organização criminosa

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal retomou, nesta quarta-feira (10), o julgamento da chamada “trama golpista” envolvendo o...

STJ: Execução não depende da manifestação do juízo arbitral sobre validade de cláusula compromissória

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que é possível o prosseguimento de uma ação de...