Atento à prescrição, militar do Amazonas pode converter licença prêmio em pecúnia

Atento à prescrição, militar do Amazonas pode converter licença prêmio em pecúnia

O Estado do Amazonas tentou, por meio de apelação, descontruir a sentença do juízo da 3ª Vara da Fazenda Pública, que concedeu a Eudis Silva, policial militar na inatividade, o direito a conversão, em pecúnia, de licença especial não usufruída em serviço. Importa, segundo a Relatora Maria das Graças Pessoa Figueiredo, desembargadora do TJ/Amazonas, não permitir que o Estado se locuplete do trabalho do servidor, enriquecendo ilicitamente, daí a determinação de pagamento desse direito a quem o faz jus. 

Em razões contrárias ao direito debatido, o Estado do Amazonas opôs que, no caso concreto, esse direito já havia sido atingido pela prescrição. Ocorre, que, ilustrando o julgado, deliberou-se que ‘o termo inicial da prescrição quinquenal relativa a conversão em pecúnia de licença-prêmio não gozada é a data da inativação do servidor público’.

“A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça firmou o entendimento de que a contagem da prescrição quinquenal relativa à conversão em pecúnia de licença-prêmio, não gozada e nem contada em dobro para a aposentadoria, tem como termo inicial a data em que ocorrida a inativação do servidor público”, editou-se.

No caso concreto, o militar passou para a inatividade remunerada por meio de Decreto, no qual se constou a data de 12/07/2019, sendo que a ação em juízo foi proposta em 28/04/2020, período o qual inexistiu a prescrição aventada pelas razões de inconformismo do Estado do Amazonas.  Afastou-se, também, a tese de que não mais seria devido esse direito aos militares por força de lei federal. 

Processo nº 0630502-81.2020.8.04.0001

Leia o acórdão:

APELAÇÃO CÍVEL N.º 0630502-81.2020.8.04.0001/CAPITAL – FÓRUM MINISTRO HENOCH REIS /3ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL RELATORA : DESA. MARIA DAS GRAÇAS PESSÔA FIGUEIREDO. APELANTE/APELADO : EUDIS SILVA. EMENTA: RECURSOS DE APELAÇÃO. POLICIAL MILITAR. INATIVIDADE. LICENÇA ESPECIAL NÃO USUFRUÍDAS. PRESCRIÇÃO QUINQUENAL AFASTADA. TERMO INICIAL. DATA DA INATIVAÇÃO. PRECEDENTE STJ. CERTIDÃO FORNECIDA PELA PM/AM. PROVA INCONTESTE DO DIREITO DO SERVIDOR. CONVERSÃO EM PECÚNIA. POSSIBILIDADE. VEDAÇÃO AO ENRIQUECIMENTO ILÍCITO DA COMUNA. RECURSO DO AUTOR PROVIDO. RECURSO DO ESTADO DESPROVIDO.

 

 

Leia mais

Imputação de crime sem prova extrapola o direito de crítica à gestão condominial

A 1.ª Vara do Juizado Especial Cível de Manaus condenou um morador ao pagamento de R$ 1 mil por danos morais após reconhecer que...

Presunção de dependência é suficiente para pensão por morte de segurado especial, diz Justiça

A Justiça Federal no Amazonas condenou o Instituto Nacional do Seguro Social a conceder pensão por morte à viúva de segurado especial rural, ao...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TJSP: Reconhecimento voluntário de paternidade permite anulação quando homem foi levado a engano

A 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu que o reconhecimento voluntário de...

Projeto aprovado na CCJ impede condenados de receberem valores por livros, filmes e entrevistas sobre crimes

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que proíbe...

Imputação de crime sem prova extrapola o direito de crítica à gestão condominial

A 1.ª Vara do Juizado Especial Cível de Manaus condenou um morador ao pagamento de R$ 1 mil por...

Entenda os direitos do consumidor para trocas de presentes de Natal

O primeiro dia útil após o Natal é tradicionalmente conhecido como o “dia das trocas”, mas nem sempre os...