Aposentadoria por tempo de serviço rural é garantida por sentença a trabalhadora em Humaitá

Aposentadoria por tempo de serviço rural é garantida por sentença a trabalhadora em Humaitá

Nos autos de ação cível ajuizada por Maria Clenilde Carvalho da Silva contra o INSS, a Requerente pretendeu e obteve aposentadoria face a ter exercido trabalho rural, uma vez preenchido o requisito idade exigido em lei. Embora o direito tenha sido contestado pelo instituto previdenciário requerido, o benefício foi assegurado.  Para o INSS não houve prova de todos os requisitos exigidos para a concessão do benefício, especialmente a ausência de documentos que atestassem a prática da atividade rural pelo tempo de carência indicado na legislação. Entretanto, prevaleceu o pedido da autora nos autos do processo 0601328-85.2021.8.04.4400, em sentença prolatada pelo Juiz de Humaitá, Charles José Fernandes da Cruz. 

O labor rural foi declarado existente, embora tenha ocorrido inconformismo do INSS. A Requerente, no entanto, conseguiu demonstrar que trabalhou na agricultura e dispunha da idade legal conferida para o benefício, fazendo jus a 1 (um) salário-mínimo mensal, uma vez que completou 60 anos em 2015.

Para a concessão dessa modalidade de aposentadoria o trabalhador rural não tem que demonstrar tempo de contribuição, entretanto, é necessário que comprove, em substituição, o mesmo tempo de serviço rural, que é de 180 meses de efetivo trabalho rural em período correspondente à carência da aposentadoria por idade. 

O juiz considerou que “o cenário social no qual está inserido o trabalho rural no Brasil caracteriza-se por grande informalidade e precariedade, principalmente no que tange à compilação de documentos. Nesse sentido, admite-se a possibilidade da à utilização de documentos em nome de terceiros, membros do grupo familiar, para a comprovação da condição de trabalhador rural e do tempo de serviço”.

Para o magistrado, a disposição de todos os documentos exigidos por lei, quando não seja possível, não implica ausência de provas, podendo, para tanto, admitir-se outros documentos idôneos, contemporâneos à época dos fatos, porquanto iterativa jurisprudência do STJ entende tratar-se de rol meramente exemplificativo.

Desta forma, com base nos documentos apresentados pela autora, associados a prova testemunhal, que endossaram a labuta da autora no serviço rural, de onde retirou seu sustento, foi determinada a aposentadoria na forma requerida. 

Leia a decisão

 

Leia mais

Condenada por falta de vínculo entre oferta e serviço no Amazonas, Telefônica segue recorrendo

A controvérsia sobre a prestação de serviços de telefonia e internet móvel em Atalaia do Norte (AM) chegou ao Supremo Tribunal Federal após o...

Cadastro duplicado: Justiça anula IPTU cobrado duas vezes sobre o mesmo imóvel e condena Município

A Juíza Etelvina Lobo Braga, da Vara Especializada da Dívida Ativa Municipal de Manaus, julgou procedente ação declaratória que contestava a cobrança de IPTU...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Banco deve reembolsar cliente após golpe via PIX facilitado por falha de segurança

O Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Currais Novos condenou um banco a ressarcir uma cliente que foi vítima de um...

Morador processado por contrato que nunca assinou deve ser indenizado pelo Estado de SC

Um morador de Chapecó, no Oeste, foi surpreendido ao descobrir que figurava como réu em ação de despejo por...

Condenada por falta de vínculo entre oferta e serviço no Amazonas, Telefônica segue recorrendo

A controvérsia sobre a prestação de serviços de telefonia e internet móvel em Atalaia do Norte (AM) chegou ao...

Mudança de eixo: responsabilidade de corretores por inadimplemento de construtoras é excepcional

A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça firmou, sob o rito dos repetitivos (Tema 1.173), uma tese que...