AGU participa de mutirão que leva justiça itinerante e serviços à Amazônia Legal

AGU participa de mutirão que leva justiça itinerante e serviços à Amazônia Legal

Advocacia-Geral da União (AGU) está participando de mutirão de atendimento à população de São Félix do Xingu (PA), no âmbito do programa “Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal”. O lançamento oficial da ação aconteceu na manhã desta terça-feira (18/07) e contou com a presença de autoridades do Judiciário e do Executivo. 

A procuradora-geral Federal, Adriana Venturini, acompanhou o lançamento da iniciativa, que busca garantir acesso à Justiça e à cidadania, bem como levar serviços à população da Amazônia Legal. Venturini acompanhou as visitas realizadas às salas de atendimento pela presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Rosa Weber, e pela também ministra do STF, Cármen Lúcia.

A AGU está atuando a partir de várias frentes, com atendimentos envolvendo demandas previdenciárias, ambientais e agrárias. “Tudo isso visa levar atendimento aos cidadãos e às comunidades mais isoladas. A PGF [Procuradoria-Geral Federal] não economiza esforços para se fazer presente e viabilizar esses direitos”, disse a procuradora-geral Federal.

Eixos de atuação

Por parte da AGU, seis procuradores federais estão atuando nas demandas. No eixo previdenciário, a AGU realiza atendimentos objetivando, entre outros aspectos, a resolução de casos envolvendo a concessão de benefícios previdenciários e buscando soluções para os pedidos indeferidos administrativamente.

No eixo ambiental, a AGU oferecerá atendimentos buscando, por exemplo, a resolução de demandas envolvendo autos de infração ambientais, a partir da avaliação de possibilidades de soluções legais para regularização dos devedores, como parcelamentos. Na questão agrária, a AGU concentrará os atendimentos na busca de orientações sobre regularização fundiária e transmissão de títulos, entre outros. 

Os atendimentos da AGU acontecem em conjunto com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos (Ibama) e com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). 

Semana Itinerante 

Os atendimentos tiveram início na última segunda-feira (17/07) e seguem até sexta-feira (21/07), entre 8h e 18h, na Escola Estadual de Ensino Médio Carmina Gomes.  

Ao todo, 31 órgãos públicos estão envolvidos nos atendimentos, de modo que a população também pode obter documentações pessoais como certidões de registro civil, carteira de identidade e CPF, além de regularizar situação junto à Justiça Eleitoral e receber atendimento médico. As ações estão voltadas à população de São Félix do Xingu, aos assentamentos rurais e às comunidades indígenas nas imediações.

A iniciativa é coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). 

 Com informações da AGU

Leia mais

Justiça autoriza adolescente a viajar sozinha para representar o Amazonas em evento nacional

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) garantiu autorização judicial para que uma adolescente de 15 anos, moradora de Manacapuru, pudesse viajar desacompanhada até Brasília...

Justiça garante gratificação de curso a investigador da PC/AM e afasta exigência de vínculo com a função

A exigência de pertinência temática entre o título acadêmico e o cargo público para concessão de gratificação funcional, quando ausente previsão legal expressa, configura...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira (16) manter a validade do decreto...

Moraes mantém prisão do general Braga Netto

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira (16) manter a prisão do general...

Juiz critica criminalização de piadas, absolve réu e alerta sobre o perigo do punitivismo estatal

Em sentença proferida no dia 8 de julho, o juiz André Luiz Rodrigo do Prado Norcia, da 3ª Vara...

STJ valida Defensoria como assistente de acusação em feminicídio, mesmo atuando também na defesa do réu

Defensoria Pública pode atuar para réu e vítima em feminicídio, decide STJ, desde que profissionais sejam distintos e haja...