OAB-AM divulga suspensão da consulta para formação da lista sêxtupla do Quinto Constitucional

OAB-AM divulga suspensão da consulta para formação da lista sêxtupla do Quinto Constitucional

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) divulgou comunicado oficial informando a suspensão da consulta direta à classe para a formação da lista sêxtupla do Quinto Constitucional, prevista para o dia 19 de dezembro de 2025, conforme o Edital n.º 01/2025.

A suspensão decorre de medida cautelar concedida pelo Conselheiro Federal Jairo de Oliveira Souza, no âmbito do processo n.º 49.0000.2025.013353-1/COP, em trâmite no Conselho Federal da OAB. A decisão deferiu efeito suspensivo ativo a recurso interposto contra ato do Conselho Seccional da OAB Amazonas relacionado ao procedimento de formação da lista sêxtupla destinada ao preenchimento de vaga da advocacia no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

Conforme consta na decisão, o recurso questiona o deferimento da candidatura de Grace Anny Fonseca Benayon Zamperlini, sob o argumento de que a candidata não preencheria o requisito de exercício ininterrupto da advocacia por 10 anos, em razão de eventual exercício de cargos de direção na Administração Pública.

O relator destacou que, embora a consulta à classe estivesse agendada, a sua realização consolidaria etapa fundamental e de difícil reparação do processo de escolha da lista sêxtupla, o que justificou a concessão da medida cautelar, diante da presença dos requisitos do fumus boni iuris e do periculum in mora.

Diante disso, foi determinada a imediata suspensão da consulta direta às advogadas e aos advogados, marcada para 19 de dezembro de 2025, até o julgamento definitivo do recurso pelo Conselho Federal da OAB.

Em nota, a OAB-AM reafirmou seu compromisso com a legalidade, a transparência e o respeito às decisões institucionais, informando que a advocacia amazonense será comunicada sobre os próximos desdobramentos do processo.

Leia mais

Município de Manaus e IMMU são obrigados a garantir plano de saúde permanente aos servidores

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e o Município de Manaus devem manter, de forma definitiva e ininterrupta, o custeio do plano de...

Selfie não prova contrato: TJAM mantém condenação de banco por empréstimo consignado fraudulento

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas manteve a condenação de instituição financeira por empréstimo consignado fraudulento ao concluir...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Justiça restabelece transporte público de porta a porta a mulher com deficiência

A 6ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 9ª Vara da...

Ex-presidente do Rioprevidência é preso em operação da Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta terça-feira (3), o ex-presidente do Rioprevidência Deivis Marcon Antunes. A prisão foi feita...

Ministro do STJ determina prisão do rapper Oruam

O ministro Joel Ilan Paciornik, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou nesta terça-feira (3) a prisão do rapper Mauro...

Projeto estabelece piso salarial de R$ 3 mil para conselheiros tutelares

O Projeto de Lei 1105/25 define um piso salarial nacional de R$ 3.040,00 para os conselheiros tutelares. Pelo texto,...