Defensoria do Amazonas disponibiliza resultado preliminar da 1ª fase do 5º concurso para membros

Defensoria do Amazonas disponibiliza resultado preliminar da 1ª fase do 5º concurso para membros

Mais de 1,4 mil candidatos fizeram as provas escritas objetivas no dia 15 de junho; certame prevê a nomeação de 10 defensoras e defensores, além de formação de cadastro reserva

O resultado preliminar da 1ª fase do 5º Concurso Público para membros da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) foi disponibilizado para consulta nessa terça-feira (22) pela Fundação Carlos Chagas (FCC), banca responsável pelo certame.

O Edital nº 06/2025, publicado na edição 2457 do Diário Oficial Eletrônico da DPE-AM, informa que o resultado preliminar está disponível para consulta no site da FCC (https://www.concursosfcc.com.br/) e que eventuais recursos referentes aos resultados das provas deverão ser interpostos no prazo de dois dias úteis, entre outras informações.

O resultado definitivo da 1º fase do certame está previsto para ser publicado no início de agosto.

A Prova Escrita Objetiva foi avaliada na escala de 0 a 100 e só foram considerados habilitados aqueles que obtiveram o mínimo de 25% de acertos em cada bloco de questões, e mínimo de 60% de acertos totais.

A próxima fase será composta por duas provas escritas dissertativas. Na primeira, os candidatos terão que escrever uma peça processual penal e responder dois blocos de questões de áreas como direito penal, execução penal e criminologia. A segunda terá uma peça processual civil com perguntas sobre direito do consumidor, direito da criança e do adolescente, entre outras.

O Defensor Público Bruno Soré, chefe de gabinete da Defensoria Pública Geral, reforçou que essa é uma etapa fundamental para o concurso, porque mostra o conhecimento dos candidatos em áreas específicas do direito de forma mais aprofundada.

“Este é um momento especialmente importante, já que permitirá que os candidatos aprofundem suas ideias, demonstrem maturidade jurídica e compromisso com a missão da Defensoria. Nossa expectativa é muito positiva, e esperamos que tudo transcorra com serenidade e transparência, para que o concurso siga avançando conforme o cronograma”, declarou.

Conforme o edital, as provas escritas dissertativas estão previstas para serem aplicadas nos dias 16 e 17 de agosto.

Sobre o Concurso

O concurso prevê preenchimento inicial de 10 vagas, podendo novas vagas serem preenchidas conforme a conveniência e a disponibilidade orçamentária da DPE-AM pelos aprovados remanescentes. Atualmente, há cerca de 80 vagas de Defensora e Defensor Público do Amazonas em aberto.

A validade deste certame será de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da DPE-AM. Os aprovados nomeados ingressarão na instituição como Defensores e Defensoras de 4ª Classe e terão a importante missão de reforçar o quadro da Defensoria do Amazonas no interior do Estado.

“A chegada de novos membros é aguardada com grande entusiasmo, especialmente diante da crescente demanda da população por acesso à justiça. Temos confiança de que este concurso trará importantes reforços à nossa instituição e, acima de tudo, ao povo amazonense”, completou Bruno Soré.

Fonte: DPE-AM

Leia mais

Banco deve ser excluído da lide se apenas realizou a compensação do débito de seguro

De acordo com a decisão, se o Banco apenas realizou a compensação de um débito anteriormente autorizado, não tendo qualquer ingerência sobre os fatos...

STF considera incabível Reclamação de militar contra cobrança previdenciária sobre proventos integrais

O Supremo Tribunal Federal considerou inadequada a Reclamação Constitucional ajuizada por um policial militar reformado do Amazonas contra decisão judicial que manteve a cobrança...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Mulher será indenizada em R$ 2 mil por corte excessivo de cabelo durante exame toxicológico

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) determinou que uma clínica indenize uma mulher em...

Justiça mantém justa causa de motorista que bebeu no intervalo

A 3ª Turma do TRT da 2ª Região manteve sentença que confirmou justa causa de motorista de transporte coletivo...

Moraes determina preservação integral de provas sobre megaoperação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, em decisão publicada nesse domingo (2), a preservação...

Justiça de SC condena grupo por esquema milionário de sonegação de ICMS no setor de bebidas

O 1º juízo da Vara Estadual de Organizações Criminosas condenou cinco integrantes de um grupo empresarial responsável por esquema...