Presidente do TJAC assume o governo do Acre por sete dias

Presidente do TJAC assume o governo do Acre por sete dias

Entre as funções excepcionais dos presidentes do Tribunais de Justiça está a de assumir provisoriamente o governo do estado, em caso de ausência do governador, vice-governador e também do presidente da Assembleia Legislativa. Seguindo essa determinação prevista na constituição estadual acreana (artigo 71), na quarta-feira, 12, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Waldirene Cordeiro, assumiu o exercício do governo do Acre até a próxima terça-feira, 18.

O governador do Acre, Gladson Cameli, se ausenta do estado em função de compromissos externos, mas antes, fez questão de transmitir pessoalmente o exercício do cargo à desembargadora. Durante o período, a presidência e vice-presidência da Justiça acreana serão assumidas, respectivamente, pelos desembargadores Roberto Barros e Pedro Ranzi. O corregedor-geral, desembargador Elcio Mendes, esteve presente na assinatura do termo

A governadora em exercício Waldirene Cordeiro falou da satisfação em poder contribuir com o estado durante esses sete dias. “Estou tendo a honra, a alegria, a satisfação, sendo acreana, mulher, de assumir temporariamente a governança do nosso querido Estado do Acre, que certamente vai sair desse momento tão difícil que está passando de COVID-19 e agora de Influenza. Mas, todos nós precisamos estar unidos com um único propósito que é nos cuidar”, alertou Cordeiro.

A oficialização do ato ocorreu com assinatura do termo de transmissão testemunhado pelos desembargadores do Judiciário, Roberto Barros e Elcio Mendes, assim como, pelos juízes-auxiliares da Presidência do TJAC, Leandro Leri Gross e Andréa Brito.

Ao assumir o exercício do cargo, a desembargadora Waldirene esclareceu que “o trabalho na administração estadual no Executivo será mantido tal qual vem sendo desenvolvido. O trabalho é aguardar o titular para resolução dos conflitos. As coisas mais importantes, sua excelência o governador, é quem tomará a decisão. As coisas de urgência é que vem para quem está em substituição”.

Preocupação com Saúde

Na ocasião, as autoridades dos dois poderes dialogaram sobre a necessidade de estabelecerem estratégias conjuntas para combater o aumento dos casos de COVID-19, com a proliferação das novas variantes da doença que são mais contagiosas, e ainda lidar com a situação de emergência na saúde pública, devido ao surto de gripe e síndrome respiratória aguda grave (Srag) entre a população acreana.

Na segunda-feira, 10, o Decreto n.°10.968 declarou a situação de emergência no Acre, suspendendo todas as agendas que envolvam presença de público. Além disso, o último Boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), na terça-feira, 11, informou o registro de 188 novos casos de infecção por coronavírus.

Mas, como enfatizou a governadora em exercício, para enfrentar a situação é necessário o compromisso público e individual com as medidas de proteção e com a imunização. “Esses desafios serão vencidos com união das instituições e das pessoas, acreditando na ciência e valorizando as soluções apresentadas para combater a pandemia”, alertou a desembargadora.

Fonte: Asscom TJAC

Leia mais

STJ: recurso sobre remoção de professor entre universidades fica suspenso até definição em repetitivo

Por motivo de saúde, professor da UFAM obteve remoção para a UFSCar, mas universidades recorreram. Ministro Herman Benjamin determinou o sobrestamento do processo até...

Sem prova da dívida, quem cobra não pode negativar e terá de pagar pelos danos causados

Quitado o débito de R$ 109,00, financeira manteve consumidora nos cadastros de inadimplentes e cessionária ainda promoveu nova negativação; Justiça do Amazonas reconheceu ilicitude...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Misoginia deve ser tratada como crime de discriminação, aprova senado

O combate à discriminação contra as mulheres pode ganhar um novo instrumento legal com a inclusão da misoginia na...

TJDFT confirma condenação de empresa por vender petisco canino com substância tóxica

A 4ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) confirmou a condenação da empresa...

Instituição para idosos deve indenizar trabalhador vítima de xenofobia

Por unanimidade, a 1ª Turma do TRT da 2ª Região manteve sentença que condenou instituição de longa permanência para...

TRT-SP condena clube a indenizar jogador de futebol lesionado em campo

Decisão proferida na 6ª Vara do Trabalho da Zona Leste-SP condenou o Sport Club Corinthians Paulista a indenizar por...