TJAM: Não cabe revisão criminal sem erro do judiciário ou qualquer outra nulidade

TJAM: Não cabe revisão criminal sem erro do judiciário ou qualquer outra nulidade

No processo penal, embora esgotados todos os recursos, ainda pode haver para o condenado com trânsito em julgado de sentença, a esperança de retomada da liberdade. Mas, para tanto, é imprescindível que a pessoa condenada tenha sofrido prejuízos que não foram verificados pelo poder judiciário – irregularidades que não foram corrigidas no curso do processo penal – daí sendo possível a revisão criminal a qualquer tempo e em qualquer grau de jurisdição, mesmo após já ter sido extinta a pena.

Em Manaus, as Câmaras Reunidas do Tribunal de Justiça do Amazonas, sob a relatoria da desembargadora Joana dos Santos Meirelles conheceu de Revisão Criminal do processo n° 4000566-58.2021.8.04.0000, proposta em favor de Cledson de Almeida Ribeiro, mas negou-lhe provimento, julgando improcedente.

O caso concreto relatou que o requerente fora condenado com sentença transitado em julgado pela prática do crime definido no art. 33 da Lei 11.343/06, em sede de revisão argumentou em sua defesa que houve nulidades no processo e que deveriam ser reparadas, pois não lhe foi permitido exercitar o contraditório e a ampla defesa, e que não lhe foi dado o direito de recorrer.

A relatora, ao apreciar o conteúdo da revisão, asseverou que a arguição de nulidades é improcedente, uma vez que houve a intimação do réu para constituir advogado, e que não foi cerceado o seu direito de defesa.

A desembargadora lembrou que nos termos do artigo 367 do Código de Processo Penal “o processo seguirá sem a presença do acusado que, citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado, ou, no caso de mudança de residência, não comunicar o novo endereço ao juiz”. Dessa forma, o condenado fora intimado, diversamente de sua alegações  que andaram  na contramão da realidade do processo”.

Analisou-se, ainda, que a improcedência da revisão também se centra na razão jurídica de que os recursos na esfera penal são pautados pelo princípio da voluntariedade e afetos aos critérios da voluntariedade e conveniência, não se confundindo com a ausência ou deficiência de defesa.

Veja o acórdão abaixo:

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Baixar arquivo

 

 

Leia mais

TJ-AM atende Defensoria e concede habeas corpus por falta de contemporaneidade na prisão

A simples não localização do réu para responder ao chamado da ação penal ou a conclusão de que se encontre em lugar incerto e...

Usuário da Tim que pediu mudança de plano e teve linha cancelada em Manaus será indenizado

Cabe compensação por danos morais ao usuário de serviços de telefonia que, ao invés de obter a mudança de plano, como ajustado com a...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Usuário da Tim que pediu mudança de plano e teve linha cancelada em Manaus será indenizado

Cabe compensação por danos morais ao usuário de serviços de telefonia que, ao invés de obter a mudança de...

TJ-AM atende Defensoria e concede habeas corpus por falta de contemporaneidade na prisão

A simples não localização do réu para responder ao chamado da ação penal ou a conclusão de que se...

Ex-professor da UFSM é condenado por não prestar contas de verba recebida da Capes

A 3ª Vara Federal de Santa Maria (RS) condenou um ex-professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ao...

Novo DPVAT volta à pauta da CCJ do Senado Federal nesta terça

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deve analisar, nesta terça-feira (30), projeto de lei complementar que recria o...