Paciente acusa erro em cirurgia nos olhos e Justiça manda CEDOA entregar prontuário à Defensoria

Paciente acusa erro em cirurgia nos olhos e Justiça manda CEDOA entregar prontuário à Defensoria

Por decisão da Juíza Etelvina Lobo, da Vara da Fazenda Pública do Amazonas, foi assegurado a um paciente e à Defensoria do Estado, o acesso à informações sobre o estado de saúde oftalmológico do assistido que demonstrou a necessidade de maior transparência referente à cirurgia realizada no CEDOA- Centro de Diagnóstico Oftalmológico da Amazônia.

Ao procurar a Defensoria Pública o cidadão relatou irregularidades no ato cirúrgico que, ante as circunstâncias expostas, impuseram a busca de esclarecimentos pelo Defensor Arlindo Gonçalves dos Santos Filho. Não sendo atendido administrativamente, o Defensor buscou a medida por meio de uma obrigação de fazer, que foi deferida cautelarmente pela magistrada. 

A Defensoria Pública dos Direitos Relacionados à Saúde narrou no pedido em juízo que atendeu a uma pessoa que reclamou dos efeitos de um procedimento de cirurgia oftalmológica de catarata senil de realização recente no CEDOA, sob a responsabilidade do Estado do Amazonas.

O assistido narrou que o procedimento cirúrgico não foi realizado pelo profissional designado anteriormente e sim por outro médico.

Relatou que foram realizadas duas cirurgias no olho esquerdo, resultando perda na visão em ambos os olhos, imputando a ocorrência a erro médico. O assistindo apontou também para a circunstância vivenciada de que a condução da intervenção cirúrgica à qual se submeteu foi conduzida por um residente, reclamando de negligência. 

Para maiores esclarecimentos, o Órgão Defensor diligenciou no sentido de captar maiores informações sobre o caso, e expediu notificação ao CEDOA e à Secretaria de Saúde para o encaminhamento do prontuário médico do assistido e de outros documentos que informassem sobre o estado de saúde do requerente. Sem êxito. Não houve resposta. 

Ao narrar todas os fatos e os fundamentos jurídicos que instruíram o pedido de obrigação de fazer, o Defensor pediu ao judiciário que fosse concedido, liminarmente, decisão para assegurar seus direitos fundamentais, o do assistido em ter consigo as informações buscadas e o da própria Defensoria, que tem o poder de requisitar e expedir ordens para o fiel cumprimento de suas atribuições. 

Ao conceder a ordem a magistrada aludiu ao fato jurídico de que o cidadão tem o direito de ter informações pessoais, mormente sobre seu estado de saúde e que o Estado e seus prepostos tem o dever de prestar essas informações, mormente ante o princípio da publicidade que rege a administração.

Considerando abusiva a ausência dessas informações, mormente ante princípios que norteiam o funcionamento da Defensoria Pública, o pedido foi acolhido em sua totalidade, expedindo-se ordem para o cumprimento das medidas deferidas. 

O escopo da Defensoria é o de reunir documentos para avaliar um possível ajuizamento de obrigação de fazer cumulado com reparação de danos morais possivelmente praticado contra o assistido. 

Processo nº 0506179-96.2023.8.04.0001

Leia mais

Exclusão na OAB/AM: candidato pede reexame por falhas de rito e quórum em decisão de inidoneidade

Após ter o pedido de inscrição negado por inidoneidade moral, um bacharel em Direito levou novamente o caso à Justiça Federal no Amazonas, desta...

Dever de indenizar do ente público inexiste quando dos danos alegados se extrai apenas presunção de culpa

Decisão nega pedido de indenização por erro em medicação e reafirma que a responsabilidade estatal exige prova efetiva do nexo causal. Sentença do Juiz Charles...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Veto anunciado: Lula barra projeto que reduziria penas do 8 de Janeiro e nega acordo com o Congresso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que vetará integralmente o projeto de lei que altera a dosimetria...

Posto de combustível deve indenizar filhos de gerente assassinada por funcionário

A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) determinou que uma rede de postos de...

Contrato intermitente não se compatibiliza com trabalho contínuo, decide TRT-15

A 8ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região manteve sentença da Vara do Trabalho de Santa...

Plano de saúde é condenado a indenizar paciente atingida por desabamento de teto enquanto aguardava consulta

Um plano de saúde foi condenado a realizar o pagamento de R$ 3 mil por danos morais a uma...