A desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, diretora da Escola Judicial (Ejud) do TRT da 11ª Região (AM/RR) e atual presidente do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra), foi condecorada com a insígnia da Ordem do Mérito Jus et Labor, no Grau Comendador. A homenagem foi concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), em 4 de agosto de 2025, durante a abertura oficial da 82ª Assembleia Extraordinária e Reunião de Trabalho do Conematra, realizada na sede do TRT-8 em Belém (PA).
Instituída pela Resolução n.º 161/2000 do TRT-8, a Ordem do Mérito Jus et Labor é composta por cinco graus (Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro) e tem por objetivo homenagear personalidades que tenham prestado relevantes serviços à Justiça do Trabalho e, em especial, à Oitava Região. A insígnia concedida à desembargadora do TRT-11 foi proposta pelo Conselho da Ordem Mérito Jus et Labor, nos termos da Resolução nº 057/2025, do TRT-8.
A diretora da Ejud11 e presidente do Conematra, desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, recebeu com muita alegria a homenagem. “Receber a comenda Jus et Labor, no grau de Comendador, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região foi uma grande honra para mim porque estamos em tempo de COP30, onde toda a região norte está sendo valorizada, nossas florestas, nossos rios, com ênfase, na questão climática e na preservação ambiental. Então receber a homenagem de um tribunal pertencente a esta região me traz uma alegria muito grande, como presidente do Conematra e diretora da Ejud11”, declarou.
Além da desembargadora do TRT-11, também foram agraciados com a comenda do TRT-8 o juiz aposentado Carlos Alberto Zogbi Lontra (TRT-RS) e o desembargador Paulo Regis Macha Botelho (TRT-CE).
Conematra
A 82ª Reunião da Conematra reuniu, dias 4 e 5 de agosto, magistradas e servidoras das Escolas Judiciais do Trabalho de todo o país, promovendo debates e atividades voltadas ao aprimoramento institucional e pedagógico. A programação do evento incluiu painéis e palestras voltados à atuação das Ejuds, com destaque para temas como reconfiguração de competências na Justiça do Trabalho, uso de inteligência artificial e os desafios enfrentados pelas magistradas na carreira.
Seminário
Ainda em Belém, a desembargadora participa, de 6 a 8 de agosto, do “Seminário COP30: mudanças climáticas e trabalho decente na Amazônia”. Promovido pelo TRT-8, o evento tem como objetivo principal discutir como a crise climática afeta o mundo do trabalho, especialmente na Amazônia. O evento reúne magistrados, pesquisadores e representantes de comunidades tradicionais e para pensar soluções que promovam justiça social e ambiental.
Fonte: TRT-11