Com o objetivo de promover um sinal visual de denúncia, combativo ao assédio em suas diferentes modalidades, para que as vítimas possam ser facilmente reconhecidas e orientadas, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) lançou, nesta quinta-feira (8/5), o sinal contra o assédio no âmbito do Poder Judiciário do Piauí.
Como parte da campanha “Assédio não Tem Desculpa!” e criado em parceria com alunos surdos do Instituto Federal do Piauí (IFPI), o sinal visual, desenvolvido a partir da letra A do alfabeto da Língua Brasileira de Sinais (Libras), é mais uma estratégia do Judiciário piauiense para o enfrentamento ao assédio e marca o pioneirismo dos tribunais estaduais na criação de elementos visuais para a denúncia desse problema.
“A partir de hoje, magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) do Judiciário piauiense têm mais uma eficiente ferramenta de denúncia. Contar com a ajuda dos alunos do IFPI na criação deste sinal foi essencial para o bom andamento dessa campanha”, destacou a desembargadora Lucicleide Belo.
De acordo com a intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do IFPI, Gleyciane Santos, “a participação dos(as) alunos(as) na campanha foi uma oportunidade de não apenas contribuir com uma causa que impacta a sociedade, como também de proporcionar aos alunos uma experiência prática do que é visto em sala de aula”, afirmou.
“É compromisso deste tribunal de justiça auxiliar as vítimas de assédio a denunciar essa prática, bem como resguardar sua saúde física e mental, de forma que possa tomar as devidas providências. Para isso, contamos com mobilizações diversas, como a promoção deste símbolo visual”, apontou o presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira.
Com informações do CNJ