TRE-AM celebra 93 anos de história e do protagonismo feminino em mostra no Amazonas Shopping

TRE-AM celebra 93 anos de história e do protagonismo feminino em mostra no Amazonas Shopping

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) deu início, nessa segunda-feira (25/08), à exposição comemorativa dos 93 anos de criação da instituição e da conquista do voto feminino no Brasil. A mostra segue até 29 de agosto, no Amazonas Shopping, segundo piso, com entrada gratuita.

A abertura foi conduzida pela presidente do TRE-AM, desembargadora Carla Reis, e reuniu autoridades, especialmente do meio jurídico, servidores e a sociedade civil, em um momento de reconhecimento da trajetória da Justiça Eleitoral e da participação da mulher no processo democrático.

A presidente destacou a missão do TRE-AM de assegurar a lisura, a transparência e a legitimidade das eleições, além de destacar a importância da celebração de um marco histórico. “Com quase um século de existência, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas celebra seus 93 anos juntamente com a conquista do voto feminino, uma vitória que resulta do passado de lutas de tantas mulheres que garantiram esse direito para todas”, afirmou a presidente.

A juíza da Corte Eleitoral, Anagali Bertazzo, prestigiou o evento, enaltecendo os avanços conquistados, embora reconheça que ainda há desafios. “Nós temos aqui a informação de todas as mulheres que lutaram para trazer a conquista ao voto e também ser votadas. Até hoje percebemos o quanto a participação feminina ainda não está a contento no Poder Legislativo, principalmente, porque através da participação feminina, na elaboração de leis que nós vamos conseguir trazer melhorias para a nossa realidade”, destacou.

Entre as autoridades presentes estavam os juízes Marcelo Vieira, Mônica Câmara, Giselle Falcone e Lídia Abreu. O juiz do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Eliézer Fernandes Júnior, que há 27 anos atua na magistratura e já presidiu eleições em diversos municípios do Estado, destacou a relevância da iniciativa pela visibilidade que proporciona à sociedade.

“A importância que vejo não está apenas na exposição, mas também no papel do TRE-AM de levar informação à mídia e garantir a máxima transparência para que a sociedade conheça a história da instituição. É igualmente significativo ressaltarmos a presença de desembargadoras e a conquista do voto feminino, avanços que reforçam a representatividade na magistratura”, afirmou.

Visita ao espaço
No acervo, estão documentos, objetos históricos, títulos eleitorais de 1904 e 1916, mobiliário e a evolução das urnas eleitorais – desde a de madeira e lona até as urnas eletrônicas atuais. Entre os destaques, o espaço “Lideranças Femininas”, apresenta as mulheres que já comandaram o TRE-AM, com ênfase na atual gestão, majoritariamente feminina, composta pela presidente, desembargadora Carla Reis, e pela vice-presidente e corregedora, desembargadora Nélia Caminha.

No Espaço da Acessibilidade, o público encontra dois totens digitais, com a audiodescrição da mostra e intérprete de Libras disponível para atendimento às pessoas com deficiência. A interatividade das urnas eletrônicas é outro atrativo: os visitantes podem simular o voto em uma eleição geral e, em outra urna eletrônica, o atrativo turístico que melhor representa a cidade de Manaus.

Fonte: TRE-AM

Leia mais

Sem constrangimento: alongamento da instrução por aditamento de denúncia não configura excesso de prazo

A retomada da instrução criminal em razão de aditamento à denúncia, quando fundada em necessidade objetiva de adequação da imputação penal, não configura, por...

Dívida eterna em contrato nulo travestido de legal gera indenização a cliente no Amazonas

Na ação, o autor disse ao juiz que buscava apenas um empréstimo consignado tradicional, mas acabou surpreendido com descontos mensais que não reduziam o...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Sem constrangimento: alongamento da instrução por aditamento de denúncia não configura excesso de prazo

A retomada da instrução criminal em razão de aditamento à denúncia, quando fundada em necessidade objetiva de adequação da...

Trabalhador que ameaçou médico da empresa tem dispensa por justa causa mantida

Agressões verbais e ameaças dirigidas ao médico da empresa levaram à Justiça do Trabalho a manter a dispensa por...

Homem é condenado a 49 anos de prisão por estupro contra filha

O Juízo da Vara da Infância e da Juventude de Cruzeiro do Sul condenou um homem a 49 anos...

Hospital e clínica da área de cardiologia são condenados por assédio moral em ES

O Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) obteve condenação judicial de gestores de um hospital e de...