TJ-SP terá unidade especializada em causas de micro e pequenas empresas

TJ-SP terá unidade especializada em causas de micro e pequenas empresas

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) assinaram nesta terça-feira (24/10) um termo de cooperação para a instalação de uma Unidade Avançada de Atendimento Judiciário (UAAJ) especializada em causas de competência dos Juizados Especiais nas quais micro e pequenas empresas sejam autoras.

A unidade será voltada a demandas cujo valor não ultrapasse 40 salários mínimos. O acordo terá duração de 60 meses e poderá ser prorrogado por períodos sucessivos. A assinatura ocorreu em cerimônia no Palácio da Justiça, na capital paulista.

Conforme o acordo, o TJ-SP vai selecionar e treinar conciliadores, supervisionar os trabalhos feitos por eles, conduzir as audiências de instrução e julgamento e implementar o sistema informatizado oficial para o cadastro e a tramitação dos casos.

Já o Mackenzie vai disponibilizar e custear 12 conciliadores, além de indicar coordenadores acadêmicos para orientar e acompanhar as atividades.

 

Por fim, a ACSP vai ceder um espaço físico em sua sede, no centro de São Paulo, para a instalação da UAAJ. A associação também vai arcar com a infraestrutura, gerenciar os recursos recebidos e disponibilizar advogados e funcionários para ajudar nas demandas e conciliações.

O desembargador do TJ-SP Roberto Nussinkis Mac Cracken, que também é professor da Faculdade de Direito do Mackenzie, foi o principal intermediador do acordo. Ele articulou a aproximação entre a universidade e a ACSP. Em seguida, levou a ideia à Presidência do TJ-SP, que concordou com a implementação. A corte não terá qualquer custo extra com a UAAJ.

“Eu tive a percepção de que essas empresas talvez precisem mais de uma Justiça especializada do que os grandes empresários”, disse o magistrado.

Mac Cracken lembra que a maioria absoluta das empresas no Brasil é de pequeno porte ou microempresa. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 99% de todos os negócios existentes no país se enquadram nessas categorias. As micro e pequenas empresas também respondem por mais de 50% dos empregos com carteira assinada no setor privado.

Segundo Mac Cracken, a criação da UAAJ é interessante porque permite a essas empresas “resolver seus conflitos em um ramo do Poder Judiciário que é rápido e não tem custas”. Além disso, a margem de conciliação é alta.

Na cerimônia em que o acordo foi assinado, o presidente do TJ-SP, desembargador Ricardo Mair Anafe, ressaltou que “o Juizado Especial possibilita a resolução de conflitos de forma extremamente rápida, com apoio dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs)”.

Com informações do Conjur

 

Leia mais

MPF cobra pagamento de salários e benefícios devidos a professores indígenas em Lábrea

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao município de Lábrea, no Amazonas, que realize o pagamento integral dos salários atrasados de 2025, bem como...

Servidor tem direito de optar entre cargos antes de ser punido por acúmulo, decide Justiça

Estado não pode demitir um servidor por acúmulo de cargos sem antes garantir a ele o direito de escolher entre os vínculos. A decisão...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Regional reconhece prática de racismo religioso e dispensa discriminatória de trabalhador

A conduta preconceituosa contra religião de matriz africana praticada por parte de empresa que presta serviços públicos de limpeza...

STF autoriza ex-deputado Daniel Silveira a deixar prisão para cirurgia no joelho

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a saída temporária do ex-deputado federal Daniel Silveira...

Decreto garante direito ao cuidado como trabalho essencial

O governo federal publicou nesta quinta-feira (24) o decreto presidencial 12.562/2025,  que regulamenta a lei que criou a Política Nacional...

Ministério da Saúde confirma nove casos de sarampo em Tocantins

Nove casos de sarampo foram confirmados no município de Campos Lindos, em Tocantins, cidade com cerca de 8,7 mil...