Supermercado é condenado por descumprir escalas 6 x 1 e 2 x 1

Supermercado é condenado por descumprir escalas 6 x 1 e 2 x 1

Por constatar que a empresa não concedia ao menos uma folga semanal aos seus empregados — a chamada escala 6 x 1 —, nem garantia uma folga no domingo a cada dois domingos trabalhados — a escala 2 x 1 —, a 10ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro condenou uma rede de supermercados a pagar horas extras e multas por descumprimento de normas coletivas.

A decisão foi tomada em uma ação civil pública movida pelo Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro. A entidade alegou que a empresa não concedia o repouso semanal dentro do prazo legal de seis dias e descumpria o sistema 2 x 1 de trabalho aos domingos.

De acordo com o laudo pericial produzido pelo Ministério Público do Trabalho, a empresa não pagava todos os feriados e domingos trabalhados, pois concedia folgas compensatórias, mas elas eram insuficientes para o número de dias trabalhados.

Com base nos controles de frequência dos empregados desde 2018, o juiz Delano de Barros Guaicurus concluiu que as alegações do sindicato eram verdadeiras.

O julgador indicou que as normas coletivas da categoria estabeleciam o sistema 2 x 1 de trabalho aos domingos e impediam a inclusão no banco de horas do trabalho aos domingos e feriados.

Ele também ressaltou que, conforme a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, a concessão de repouso semanal somente após o sétimo dia de trabalho consecutivo viola a Constituição.

Processo 0100765-28.2022.5.01.0010

Com informações do Conjur

Leia mais

STJ afasta improbidade de ex-presidente do TRT11 e STF reconhece perda de objeto de recursos

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou prejudicados os recursos extraordinários apresentados pela União e pelo ex-desembargador Antônio Carlos Marinho Bezerra, em razão de decisão...

MP apura suposta preterição indireta de aprovados em concurso da PGE/Amazonas

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Promotor de Justiça Antonio Mancilha, instaurou o Inquérito Civil nº 06.2025.00000333-6 para apurar...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Oposição pede CPI para investigar fraudes no INSS; prejuízo é de R$ 6 bilhões com descontos indevidos

Com base nas investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), parlamentares da oposição protocolaram, nesta quarta-feira...

STJ afasta improbidade de ex-presidente do TRT11 e STF reconhece perda de objeto de recursos

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou prejudicados os recursos extraordinários apresentados pela União e pelo ex-desembargador Antônio Carlos Marinho...

Projeto permite que policiais, bombeiros e militares andem de graça no transporte público

O Projeto de Lei 4543/24 concede a militares das Forças Armadas e a policiais e bombeiros que apresentarem documento...

Juiz reintegra candidato reprovado em teste físico feito após cirurgia

concurso público para ingresso na Polícia Penal de Goiás porque só conseguiu fazer 28 dos 35 abdominais exigidos no...