Perfil Profissiográfico Previdenciário é assegurado a servidor contra o Município de Manaus

Perfil Profissiográfico Previdenciário é assegurado a servidor contra o Município de Manaus

Nos autos de Mandado de Segurança nº 0757222-93.2020.8.04.0001, o juiz Ronne Frank Torres Stone, da 1ª. Vara da Fazenda Pública, concedeu à servidora municipal Maria José da Silva Ribeiro liminar que lhe assegurou ser expedido pela Prefeitura de Manaus o PPP- Perfil Profissiográfico Previdenciário. O formulário é obrigatório para que o interessado inicie as tratativas de aposentadoria voluntária especial. A segurança foi concedida por se acolher o pedido de direito líquido e certo da interessada ante ato omissivo do ente público municipal que impedia a cidadã de dar início às tratativas do processo de aposentadoria especial. O Município recorreu, mas a decisão foi mantida em segunda instância. Foi Relator Elci Simões de Oliveira.

Ao recorrer da decisão que consagrou o pedido da Autora o Município de Manaus levantou a alegação de que o remédio do Mandado de Segurança não reunia na espécie os requisitos para sua admissibilidade, na conclusão de que o direito pleiteado já haveria sido atingido pela instituto da decadência. 

Ao examinar os autos, suas alegações, provas e fundamentos jurídicos, as Câmaras Reunidas, por seus julgadores, verificaram que não procedia a alegação do órgão recorrente, porque a segurança fora concedida contra ato coator omissivo continuado, não assistindo razão aos fundamentos do apelante.

Em ato coator omissivo continuado, que envolve obrigação de trato sucessivo, concluiu a decisão que, o prazo para o ajuizamento da ação mandamental renova-se mês a mês, não sendo admissível a alegação de decadência. Logo, havendo provas documentais suficientes a amparar a pretensão inicial, teve-se como presente o direito líquido e certo exigido pelo mandado de segurança.

Leia o Acórdão:

Apelação. Mandado de Segurança. Ato Omissivo Continuado. Decadência. Não ocorrência. Prova pré-constituída. Existência. 1. Em ato coator omissivo continuado, que envolve obrigação de trato sucessivo, onde o prazo para o ajuizamento da ação mandamental renova-se mês a mês, não há que se falar em decadência. 2. Havendo provas documentais suficientes a amparar a pretensão inicial, tem-se como presentes o direito líquido e certo exigido pelo mandado de segurança. 3. Apelação conhecida e desprovida. Remessa necessária prejudicada.(TJ-AM – APL: 07572229320208040001 AM 0757222-93.2020.8.04.0001, Relator: Elci Simões de Oliveira, Data de Julgamento: 24/11/2021, Câmaras Reunidas, Data de Publicação: 24/11/2021)

Leia mais

Negativa de exame laboratorial configura falha indenizável e viola direito à saúde, fixa Justiça

Turma Recursal confirma condenação de plano de saúde ao pagamento de R$ 4 mil a consumidora idosa por recusa injustificada de exames laboratoriais de...

Acordo garante trabalho remoto a pai indígena em Boa Vista até filhos completarem seis anos

Um trabalhador indígena, técnico júnior da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), garantiu o direito ao regime de teletrabalho até que seus filhos...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

STF julga se cartão amarelo proposital configura alteração de resultado de jogo

Está em julgamento virtual na 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal uma ação penal que discute o crime de...

Empresa de eventos deve restituir valores por casamento cancelado sem prestação de serviço

A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul negou, por maioria, provimento aos recursos...

Justiça condena hospital a garantir acessibilidade de banheiros e calçadas

Um hospital privado de São Luís deverá pagar  indenização dos danos morais coletivos no valor de R$ 50 mil...

Anvisa aprova medicamento oral para tratar tumores cerebrais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou esta semana o registro do medicamento Voranigo® (vorasidenibe), inibidor de enzimas, disponível...