Não cabe prisão domiciliar se a casa da traficante era usada para o crime na presença do filho

Não cabe prisão domiciliar se a casa da traficante era usada para o crime na presença do filho

O Desembargador Jorge Manoel Lopes Lins, do Tribunal de Justiça do Amazonas,  negou o pedido de uma condenada para cumprir a pena privativa de liberdade em regime domiciliar sob o fundamento de proteção a um filho menor de 12 anos. D.S teve habeas corpus negado. A decisão firma que não seria razoável ante o princípio do interesse da criança deferir-se a prisão domiciliar, pois seria inseri-la em ambiente nocivo. A medida significaria, segundo o decidido, uma espécie de chancela pelo Estado em conferir à custodiada sua presença no local da delinquência, pois a casa da paciente, autora da ação, foi usada para comercializar substâncias entorpecentes. 

“Não parece razoável, sobretudo, levando em conta o interesse da criança, deferir-se a prisão domiciliar à paciente, pois seria inseri-la em ambiente nocivo ao desenvolvimento de sua personalidade”, editou o julgado. 

No processo original, a autora foi condenada a pena privativa de liberdade de 07 anos de reclusão em regime inicial fechado. No habeas corpus a autora narrou ser mãe de um filho menor de 08 anos de idade, o qual vive e depende exclusivamente da guarda da genitora, alegando que sua presença seria imprescindível por ser a única responsável por sua manutenção. 

O relator concluiu, após a remessa das informações da autoridade impetrada, que a paciente praticou o crime na presença das filhos e em sua residência, e concluiu que a conduta foi nociva para as crianças. Mesmo no regime diverso do aberto, ponderou a decisão, é possível a concessão do regime domiciliar, quando a apenada for imprescindível para os cuidados de filhos menores, na razão de que a paciente usava a residência para a prática dos delitos. 

Processo nº 4006230-36.2022.8.04.0000

Leia o acórdão:

Classe/Assunto: Habeas Corpus Criminal / Liberdade Provisória Relator(a): Jorge Manoel Lopes Lins Comarca: Tefé Órgão julgador: Segunda Câmara Criminal Data do julgamento: 09/01/2023 Data de publicação: 09/01/2023 Ementa: HABEAS CORPUS. TRÁFICO ILÍCITO DE DROGAS. PRISÃO PREVENTIVA. SUBSTITUÍÇÃO POR DOMICILIAR. GARANTIA DA ORDÉM PÚBLICA. MÃE DE MENOR DE 12 ANOS. IMPOSSIBILIDADE. TRAFICANCIA PRATICADA NA RESIDÊNCIA. ORDEM DENEGADA. 1.Narra o presente writ que a Paciente foi presa em flagrante delito pela prática dos crimes previstos no artigo 18 do Código Penal e 33 da Lei 11.343/2006.

Leia mais

Abertura da prova oral do concurso para ingresso na magistratura do TJAM tem mudança de local

A Comissão Organizadora do Concurso Público para Ingresso na Magistratura do Tribunal de Justiça do Amazonas e a Fundação Getúlio Vargas divulgaram comunicado alterando...

Tribunal Pleno escolhe magistrados para vagas em Turmas Recursais do Amazonas

O Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas realizou na sessão desta terça-feira (9/12) a escolha de magistrados para preenchimento de vagas nas Turmas...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TRT-BA mantém justa causa de trabalhadora que gravou vídeo no TikTok reclamando da empresa

Uma ajudante de cozinha da Ebraz Exportadora Ltda. foi demitida por justa causa após gravar um vídeo reclamando do...

Senado aprova PEC do Marco Temporal para demarcação de terras indígenas

O Senado aprovou nesta terça-feira (9) a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 48/23 que estabelece a tese do...

TJ-SP mantém condenação de homem por transporte e maus-tratos de animais silvestres

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou decisão da Vara Única de...

Comissão aprova bloqueio de pagamentos ligados a jogos ilegais e pornografia infantil

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga instituições do sistema...