Município de Manaquiri recebe atendimentos do Núcleo de Justiça Itinerante até esta sexta-feira

Município de Manaquiri recebe atendimentos do Núcleo de Justiça Itinerante até esta sexta-feira

A população do Município de Manaquiri está recebendo nesta semana o atendimento do Núcleo de Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

No município, a unidade móvel do serviço encontra-se à disposição da população, até a próxima sexta-feira (1.º/11) na área externa da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que fica localizada na rua Manoel Davi, s/n.º, Centro da cidade.

Os atendimentos são gratuitos e acontecem das 8h às 12h e das 14h às 17h. Uma das ações realizadas pelo Núcleo de Justiça Itinerante em Manaquiri foi o processo de retificação da certidão de nascimento da moradora Vitalina Soares de Vasconcelos, de 91 anos de idade, com a equipe se deslocando até a residência da aposentada para efetuar o serviço.

Na área de Família, os serviços são para os casos de divórcio consensual (amigável) referentes à partilha de bens, guarda de filhos entre os pais, pensão alimentícia, dissolução de união estável, reconhecimento voluntário de paternidade, entre outros.

Em compensação os serviços disponibilizados na área do Juizado Especial Cível contemplam atendimentos às pequenas causas, com valor de até 20 salários mínimos; a obrigações (contratação de serviço pago e não realizado); danos materiais com acordos em acidentes de trânsito; cobranças em geral (aluguel; compra e venda; serviços; dívidas não pagas); apresentação de defeito após compra de mercadoria; cobrança de dívidas e obrigações decorrentes de aluguel.

Da mesma feita são disponibilizados serviços para retificação e restauração de registro civil; registro tardio de nascimento; isenção para 2.ª via de registro civil, tais como certidões de nascimento, casamento e de óbito; além de orientação jurídica.

Instituído pela Resolução n.° 09/2003-TJAM e coordenado pelo juiz Alexandre Novaes o Programa Justiça Itinerante completou duas décadas de atuação neste ano de 2024 levando atendimento jurídico gratuito a diversos locais da capital e interior do estado e apresenta, entre seus objetivos, conectar a população ao Poder Judiciário do Amazonas, facilitando o exercício da cidadania, traduzindo o slogan “A Justiça mais perto de você”.

Cronograma

Em paralelo ao interior, o Núcleo de Justiça Itinerante também segue sua programação de atendimentos, desta vez até dia 1.° de novembro na Ulbra, localizada na avenida Carlos Drummond, 1460, Conjunto Atílio Andreazza, bairro Japiim, zona Sul.

Posteriormente, de 4 a 29 de novembro, o atendimento ocorrerá na Faculdade Fametro situada na Avenida Constantino Nery, n.º 1937, Chapada, zona Centro-Sul.

Fechando o ano, de 2 a 19 de dezembro a equipe estará no Centro Estadual de Convivência do Idoso – Aparecida –, localizado na Rua Wilkens de Matos, s/n.°, bairro de Aparecida, zona Sul.

Outras informações sobre o Núcleo de Justiça Itinerante podem ser obtidas pelo número (92) 98459-6677 ou pelo e-mail: [email protected].

Fonte: TJAM

Leia mais

TJ-AM derruba lei que ampliava benefícios a advogados presos no Amazonas

O Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas julgou procedente açao promovida pelo Ministério Público e declarou a inconstitucionalidade de dispositivos da Lei estadual...

Sem provas de erro na apreensão das drogas que levou à condenação, não cabe revisão criminal

Câmaras Reunidas do TJAM reafirmam que a revisão criminal não é via para reavaliar provas nem anular busca policial amparada em fundadas razões. As Câmaras...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Moraes suspende benefícios de acordo que encerrou greve dos Correios

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu suspender cláusulas do dissídio coletivo que encerrou a...

DF é condenado por compressa esquecida em abdômen após cesariana

2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve a condenação do Distrito...

Mulher explorada por 42 anos em trabalho escravo doméstico será indenizada

Uma mulher de 59 anos, moradora de Feira de Santana, na Bahia, será indenizada e terá seus direitos trabalhistas...

STJ invalida prisão de devedor de alimentos intimado pelo WhatsApp

Em julgamento de habeas corpus, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que a...