MPAM assina termo de adesão para repasse federal ao Programa Recomeçar

MPAM assina termo de adesão para repasse federal ao Programa Recomeçar

Representando o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), a procuradora-geral de Justiça (PGJ), Leda Mara Albuquerque, assinou um termo de adesão junto à Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), para obtenção de recursos federais destinados ao Programa Recomeçar. A solenidade, que contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, ocorreu na manhã desta quarta-feira (21/05), em Brasília, e oficializou um repasse superior a R$ 1,7 milhão.

A verba vem do edital para celebração de convênios no âmbito da Rede de Cuidado, Orientação e Apoio às Vítimas de Crimes, projeto da Senappen. A PGJ, Leda Mara, esteve acompanhada da promotora de Justiça Silvana Cavalcanti, coordenadora do Recomeçar no Amazonas.

A PGJ destacou que, ao longo do tempo, o projeto, idealizado e coordenado pela promotora de Justiça Christiane Dolzany, fortaleceu-se com uma equipe multidisciplinar e um gerenciamento “extremamente competente, aguerrido e com pessoas muito comprometidas”. A procuradora-geral enfatiza que esse é um trabalho multissetorial, que alcança as diversas áreas de atuação do Ministério Público, e que o valor recebido hoje, do Ministério da Justiça, será alocado especificamente para ações do programa, fortalecendo sua estrutura.

“É o reconhecimento de um trabalho voltado para a nossa sociedade, que revela o compromisso institucional que o Ministério Público do Estado do Amazonas tem com a sociedade amazonense, sobretudo com as vítimas de violência. E, aí, eu não me refiro só às mulheres vítimas de violência doméstica, mas também às crianças e aos nossos adolescentes vítimas de violência”, comentou.

Para a coordenadora do projeto, a promotora Silvana Cavalcanti, a seleção do Recomeçar para receber esse aporte representa o reconhecimento da seriedade, do compromisso e da competência com que os profissionais do MP vêm conduzindo o programa ao longo dos anos. “É o resultado de uma atuação comprometida com a dignidade humana, que articula a promoção dos direitos fundamentais com cuidado, de forma individualizada e humanizada”, complementou.

A promotora reforça que esse apoio chega em um momento muito importante e representa a possibilidade de ampliar o alcance e a qualidade dos atendimentos realizados. “Com ele, será possível fortalecer a estrutura do Programa, aprimorar os serviços oferecidos e, principalmente, assegurar continuidade às ações que têm feito a diferença na vida de tantas pessoas. Trata-se de um investimento que não apenas impulsiona o Recomeçar, mas também reafirma a relevância da atuação integrada e empática do Ministério Público na proteção das vítimas”, finalizou.

Ao final da cerimônia, o secretário Nacional de Políticas Penais, André de Albuquerque Garcia, agradeceu aos promotores, promotoras, procuradoras e procuradores do Ministério Público brasileiro. “Vocês são nossos parceiros e são, hoje, agentes de mudança de vidas, como eu vi nos vários núcleos que percorri ao longo do país. E vão continuar sendo porque contarão com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Governo Federal, com o mesmo objetivo: acolher e proteger quem mais precisa”, finalizou.

Sobre o programa

O Programa Recomeçar, que conta com o apoio e incentivo da Procuradoria-Geral de Justiça, é uma iniciativa voltada para o atendimento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade psicossocial, atendendo casos vindos das promotorias cíveis e criminais. O projeto visa estimular a reabilitação e reinserção das vítimas na sociedade, buscando resgatar sua autonomia e dignidade.

Fonte: Comunicação Social do MPAM

Leia mais

Defensoria Pública busca apoio de parlamentares para expandir postos de atendimento no interior do Amazonas

Em visita institucional realizada nesta semana, o Defensor Público Geral do Amazonas, Rafael Barbosa, e o assessor executivo da DPE-AM, Ricardo Paiva, estiveram em...

Justiça determina construção de ala feminina na Unidade Prisional de Tefé

O juiz Rômulo Garcia Barros Silva, da 2ª Vara da Comarca de Tefé, determinou que, no prazo de 120 dias, o Estado apresente um...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

MPAM assina termo de adesão para repasse federal ao Programa Recomeçar

Representando o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), a procuradora-geral de Justiça (PGJ), Leda Mara Albuquerque, assinou um...

Em Boca do Acre, professor é preso por suspeita de assédio e perseguição a adolescente

Nesta quarta-feira (21/05), a Polícia Civil de Boca do Acre prendeu em flagrante um professor investigado por crimes sexuais...

Defensoria Pública busca apoio de parlamentares para expandir postos de atendimento no interior do Amazonas

Em visita institucional realizada nesta semana, o Defensor Público Geral do Amazonas, Rafael Barbosa, e o assessor executivo da...

Justiça determina construção de ala feminina na Unidade Prisional de Tefé

O juiz Rômulo Garcia Barros Silva, da 2ª Vara da Comarca de Tefé, determinou que, no prazo de 120...