O Ministério Público Federal em Roraima quer explicações de Chico Rodrigues, senador pelo Estado, sobre a presença do parlamentar em terras indígenas. O parlamentar, segundo a Funai, teria realizado um sobrevoo na terra indígena e esteve em Surucucu, uma área que sofre forte impacto do garimpo ilegal na região. Há informações de que Rodrigues seja defensor do garimpo em terras indígenas.
A Funai- Fundação Nacional do Índio apontou irregularidades na visita do Senador Chico Rodrigues à Terra Indígena Yanomamis, realizada na segunda feira, dia 20 de fevereiro. Segundo a Funai, a visita é envolvida em circunstâncias que estão em desacordo com as regras vigentes.
Há uma situação de emergência declarada pelo Governo Lula sobre a área dos Yanomamis, que vive uma crise de saúde no território. A entrada do Senador teria ocorrido sem que houvesse um acordo prévio com o COE- o Centro de Operações de Emergência, que comanda as ações na região.
Embora a assessoria do Senador tenha justificado que o parlamentar tenha tido o propósito de fazer levantamentos sobre os problemas da região, a Funai e o COE firmam que a visita não foi feita em conjunto com outros parlamentares da comissão constituída pelo Senado.