Golpe do falso advogado: plataforma ConfirmADV recebe quase 10 mil solicitações em três semanas

Golpe do falso advogado: plataforma ConfirmADV recebe quase 10 mil solicitações em três semanas

Lançada há apenas três semanas pela OAB Nacional como forma de combate ao chamado “golpe do falso advogado”, a plataforma ConfirmADV já registrou 9.641 solicitações de verificação de advogados. Desse total, 7.923 foram confirmadas, revelando a adesão imediata da população à campanha lançada pelo Conselho Federal em parceria com as 27 seccionais da Ordem em todo o país.

A ConfirmADV foi desenvolvida como resposta ao aumento de golpes aplicados por criminosos que se passam por advogados, especialmente em abordagens via aplicativos de mensagens, solicitando depósitos ou transferências via PIX sob o pretexto de liberação de verbas judiciais.

“Prevenção é responsabilidade coletiva. E a tecnologia é nossa aliada na proteção da cidadania e da advocacia. Com a ConfirmADV, estamos fortalecendo a confiança da sociedade na atuação profissional dos advogados regularmente inscritos”, afirmou o presidente da Ordem Nacional, Beto Simonetti.

Como funciona

O funcionamento da ferramenta é simples e acessível. Qualquer cidadão pode acessar o site confirmadv.oab.org.br, inserir o número de inscrição do advogado, o estado e o e-mail informado. Um alerta é encaminhado ao endereço eletrônico cadastrado, e o advogado tem até cinco minutos para confirmar a solicitação. Caso a confirmação não ocorra, ambas as partes são notificadas da ausência de validação.

A plataforma é integrada ao Cadastro Nacional dos Advogados (CNA) e contribui para evitar o uso indevido de informações públicas de processos judiciais e de identidades reais da advocacia — muitas vezes exploradas com o uso de fotos e marcas de escritórios.

Impacto do golpe

A criação do ConfirmADV responde a um contexto preocupante. Desde 2024, apenas em São Paulo, foram registradas 1,6 mil denúncias de golpes envolvendo falsos advogados. Em Minas Gerais, já são 516 casos, e no Acre, quase 400. A estimativa da OAB é que milhares de vítimas em todo o país tenham sido enganadas por esse tipo de fraude.

Além da ferramenta de verificação, a campanha da OAB prevê ações educativas, como a produção de cartilhas e a realização de capacitações para advogados, bem como articulação com as polícias civis nos estados. A entidade também orienta que toda tentativa de golpe seja registrada em boletim de ocorrência e informada à seccional local.

Para casos em que o golpe já tenha sido consumado ou em que o cidadão tenha efetuado pagamento indevido, a OAB disponibilizou um canal direto para denúncias: https://fiscalizacao.oab.org.br. As informações serão encaminhadas para apuração pelas seccionais responsáveis, em parceria com as autoridades competentes. Até o momento, o site registrou 876 denúncias.

Com informações da OAB Nacional

Leia mais

Ação não pode ser extinta apenas pelo cumprimento de liminar, define TJAM

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) anulou sentença que havia extinguido um processo após o cumprimento de uma liminar,...

STJ rejeita em definitivo pedido da Defensoria do Amazonas para barrar explosões no Rio Madeira

Ministro Francisco Falcão indefere mandado de segurança e confirma legalidade das operações da Polícia Federal e do Ibama. O ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Ação não pode ser extinta apenas pelo cumprimento de liminar, define TJAM

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) anulou sentença que havia extinguido um processo após...

TRT-MG multa advogado por uso de súmula falsa gerada por inteligência artificial

Os julgadores da Nona Turma do TRT-MG decidiram, por unanimidade, confirmar sentença do juízo da Vara do Trabalho de...

Justiça condena empresa por pagar salários diferentes a homens e mulheres na mesma função

A 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) reconheceu a conduta discriminatória de uma concessionária...

Justiça garante redução de jornada a servidora para cuidar de filho com transtornos mentais

A 8ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região manteve a decisão de primeiro grau que concedeu...